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Universidade em Saída: Extensão PUC-Campinas


Alinhada a Missão e aos Valores Institucionais a Extensão PUC-Campinas configura-se com o desenvolvimento de projetos ancorados em Programas Institucionais. A ambiência promovida pelos Programas Institucionais permite aos docentes extensionistas se aproximarem, sobretudo, dos grupos sociais vulnerabilizados entendendo, a partir do diálogo permanente, suas demandas e potências. Desta maneira, cria-se um ciclo virtuoso em que a Extensão se aproxima da Pesquisa e da Graduação privilegiando a Universidade como um espaço qualificado e formativo para todos os envolvidos: docentes, discentes, comunidades, representantes comunitários e outros setores da sociedade que, juntos e em conjunto, buscam e defendem uma sociedade mais justa, fraterna e preparada para os contantes desafios que o mundo contemporâneo nos apresenta.

Concepção

A Extensão PUC-Campinas, a partir do diálogo entre a Universidade e a Sociedade, caracteriza-se como um processo institucional de construção, compartilhamento e aplicação do conhecimento, estimulando a pesquisa, a qualificação do ensino, a difusão da cultura e a promoção de uma sociedade fraterna.

Projetos de Extensão


IMPACTO NA SOCIEDADE: RELATOS DA EXTENSÃO E DA PESQUISA DA PUC-CAMPINAS


A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão apresenta a 1ª edição do e-book Impacto na Sociedade: Relatos da Extensão e da Pesquisa da PUC-Campinas.

O e-book registra os relatos das ações, das experiências e dos frutos que trouxeram impacto positivo para a sociedade do ano de 2023. O leitor encontrará nele 23 artigos que trazem relatos sintéticos – emocionantes e estimulantes – das ações realizadas, dos resultados alcançados e das perspectivas vislumbradas.

Notícias Relacionadas


Espaço Memórias


Reunião da Câmara Sudeste do ForExt – 2023

A Curricularização da Extensão: Práticas Exitosas

O Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária das Instituições Comunitárias de Educação Superior (FOREXT) lança mais uma obra no limiar da implantação da Curricularização da Extensão. A obra – elaborada pela Câmara Sudeste – apresenta experiências de Instituições de Ensino Superior (IES) notadamente exitosas não apenas no sentido de implantação ou prática, mas também de concepção, compreensão, formação e envolvimento de todos, instituições e sociedade, neste novo processo (valorativo) de desenvolvimento da Extensão Universitária no Brasil.

Unidade

Extensão: Compromisso Social nas Comunidades

AÇÕES COLABORATIVAS

Ano 2022

PROJETOS

Ano 2022

Ano 2021

Programas da Extensão

Projeto Vínculos

Fortalecendo famílias de pessoas privadas de liberdade e sensibilizando a comunidade sobre a complexidade do sistema prisional

Podcast – Vozes & Vínculos

Vozes e vínculos é uma produção cultural do Projeto Vínculos, projeto de extensão universitária da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, a PUC-Campinas.
Criado em 2020, o Projeto Vínculos atua com familiares de pessoas privadas de liberdade, egressos do sistema prisional, adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto e seus familiares através de oficinas e rodas de conversa, buscando construir, pela perspectiva dos Direitos Humanos e de forma coletiva, para a reflexão, diálogo e compartilhamento de experiências que pela empatia, acolhimento e respeito contribuam para o fortalecimento dos participantes, tanto pessoalmente, quanto em relação aos seus vínculos familiares e comunitários.
Para alcançarmos nosso objetivo entendemos ser preciso buscar a sensibilização da comunidade e sociedade em geral acerca da complexidade do tema.
Este podcast é uma das formas de promover essa sensibilização, recontando histórias de pessoas que de alguma maneira têm ou tiveram a vida atravessada pelo sistema prisional ou pelo sistema socioeducativo.
Em 2022, atuamos em parceria com o CRAS Jd. Amanda e com o CREAS, ambos vinculados à Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social do município de Hortolândia/SP.

Caderno De Brincadeiras “Trabalhando Emoções E Sentimentos”

O caderno de brincadeiras “Trabalhando emoções e sentimentos” é um dos produtos do trabalho realizado ao longo do ano de 2022 pelo Projeto Vínculos, projeto de extensão vinculado à Pró-Reitoria de Extensão Universitária – PROEXT, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-Campinas. Em 2022 nossa equipe de alunas da Pedagogia concentrou esforços em elaborar propostas de brincadeiras que tivessem como perspectiva central o trabalho das emoções e sentimentos das crianças membros de famílias com pessoas privadas de liberdade e que pudessem ser realizadas com as crianças pela própria família, se configurando como um suporte importante para nosso público-alvo.
O caderno de brincadeiras “Trabalhando emoções e sentimentos” é composto por 11 atividades para crianças de 6 a 10 anos e famílias se divertirem juntas, estreitando vínculos afetivos e de confiança.
Por ser um material pensado fundamentalmente para as famílias utilizarem, todas as atividades trazem a faixa etária, a explicitação da proposta, a metodologia explicando o passo a passo da brincadeira e os recursos, sempre pensados a partir de materiais de fácil acesso para famílias com crianças em idade escolar. Para cada atividade, as autoras elaboraram exemplos de como desenvolver e até alguns moldes para reprodução, disponibilizados nos apêndices, ao final do caderno.

Cartografia Social e Territórios em Situação de Vulnerabilidade: do risco à cidadania

Memorial Cartográfico

O Memorial Cartográfico foi desenvolvido junto ao CRAS Novo Ângulo, da Secretaria Municipal de Inclusão e Desenvolvimento Social, da Prefeitura Municipal de Hortolândia, no decorrer do ano de 2021.

Trata-se especialmente do lugar na sua condição de enunciado, ou seja, os dados estatísticos revelam o grau da vulnerabilidade da região; em contrapartida, o lugar, quando investigado e compreendido a partir da percepção de quem o habita, é repleto de perspectivas e potências.

Cartografia Social e Territórios de Vulnerabilidade: do risco à cidadania / Redes de Economia Solidária lideradas por mulheres na RMC: identificar, articular, qualificar e fomentar

Memórias em Movimento

Memórias em movimento é resultado de uma ação compartilhada entre dois projetos de extensão. Revela que a migração é mais que o movimento social no território: ela carrega também memórias que formam e organizam os lugares.

Foi desenvolvido junto ao CRAS Novo Ângulo, da Secretaria Municipal de Inclusão e Desenvolvimento Social, da Prefeitura Municipal de Hortolândia.

Sísifo e o cuidado

Podcast

O projeto de Extensão da PUC-Campinas “ARTiculadas” reúne memórias de idosas e idosos moradores da Região do Jd. Rosolém, em Hortolândia, em formato de podcasts. O projeto é desenvolvido por extensionistas da PUC-Campinas em parceria com a Prefeitura de Hortolândia, por meio do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Novo Ângulo, órgão da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social.

Episódio:
Solidariedade e Cooperação

Portfólio – Memórias do Cuidado

Vozes Juvenis

O Projeto de Extensão Vozes Juvenis tem o objetivo de fortalecer e de valorizar a participação social dos jovens nas comunidades onde residem por meio da visibilidade de suas vozes, que expressam vivências, conhecimentos, habilidades e competências. Visa também fomentar a reflexão dos jovens sobre a produção e o compartilhamento de seus saberes nas redes sociais. O projeto pretende construir e compartilhar de forma coletiva produtos de comunicação digital, sobre assuntos de interesse do grupo e questões relacionadas à cidade de Campinas e região. O Vozes Juvenis é desenvolvido pela professora extensionista Cecília Toledo em parceria com escolas do ensino médio de Campinas.

Projeto Vínculos

O Projeto Vínculos, derivado do Projeto de Extensão Sistema Prisional, Família e Vínculos Comunitários tem como objetivo desenvolver atividades visando a reflexão, o diálogo, a construção e o compartilhamento coletivos de experiências e conhecimentos sobre direitos humanos que pela empatia, acolhimento e respeito contribuam para melhorar a sociabilidade das famílias de pessoas presas. O projeto é desenvolvido pela professora extensionista Camilla Marcondes Massaro em parceria com o CRAS Jardim Novo Ângulo em Hortolândia/SP.

Cadernos de Atividades Pedagógicas voltados para crianças de educação infantil e fundamental com o objetivo de levar o tema para as instâncias de formação e trabalho com as crianças do município de Hortolândia, no intuito de sensibilizar escolas, famílias e comunidades para que consigam lidar com a questão a partir de maiores subsídios. As atividades propostas partem do livro de literatura infantil “Pai Francisco” da escritora Marina Miyazaki Araújo e ilustrado por Marcus Vinicius Vasconcelos. O livro foi publicado pela editora Pólen/Jandaíra, São Paulo, em 2015.

Vídeos YouTube

Vídeos produzidos pelos alunos voluntários da extensão da PUC-Campinas dirigidos para o acolhimento das famílias de pessoas encarceradas sobre direitos e direitos humanos, acolhimento e assistência social, psicologia e saúde mental.

Posts Facebook

Posts derivados de textos elaborados pelas alunas de Ciências Sociais a partir de reflexões e análises teóricas, com indicações de textos acadêmicos e livros com pequenas resenhas.

Posts Instagram

Acompanhe o Instagram do Projeto Vínculos para saber o que vem por aí!

Ações e Produções Colaborativas

Vozes Femininas

O vídeo-depoimento “Vozes Femininas” resulta de uma ação colaborativa dos projetos de extensão universitária das professoras Cecília Helena Toledo Vieira e Tatiana Slonczewski e a equipe discente, em seus respectivos projetos, Vozes Juvenis: compartilhando conhecimento e vivências por meio da comunicação digital e Projeto Girassóis: apoiando comunidades na construção de relações humanas saudáveis e na prevenção de violência/ comportamento suicida. Essa ação colaborativa teve início em agosto de 2021 e tem como principal objetivo incentivar o protagonismo juvenil de adolescentes, visando valorizar, compartilhar e dar visibilidade aos conhecimentos, vivências e saberes dos jovens nas redes sociais.

Sinopse: Adriellen Torres, estudante do Instituto Educacional Crescer, apresenta uma reflexão sobre o processo de descobertas, de sentimentos e dúvidas sobre a vida, a partir de roda de conversa com Aretha Duarte…

Adriellen Torres, estudante do Instituto Educacional Crescer, apresenta uma reflexão sobre o processo de descobertas, de sentimentos e dúvidas sobre a vida, a partir de roda de conversa com Aretha Duarte: montanhista, ativista ambiental, empreendedora social e a primeira mulher negra latino-americana a chegar ao cume do Everest. Coordenado pelas professoras extensionistas o projeto Vozes Femininas tem como meta estimular a reflexão e a manifestação de sentimentos e opiniões entre as jovens por meio de rodas de conversa, que possibilitam o compartilhamento de vivências e experiências, como também oferecem continência, carinho e conforto aos seus participantes. As rodas de conversa estimulam a comunicação interpessoal, fundamental para o diálogo, a troca de conhecimentos e a aproximação das pessoas.

PODCAST

Do lado de cá

O vídeo-documentário “Do lado de cá” resulta de uma ação colaborativa dos projetos de extensão universitária das professoras Stela Cristina de Godoi e Vera Lúcia dos Santos Plácido e sua equipe discente. Essa ação colaborativa se desenvolveu no biênio 2020-2021 em função de uma demanda de parte da comunidade que participou das intervenções extensionistas das docentes em seus respectivos projetos, sendo respectivamente, Projeto Articuladas na RMC – identificar, articular, qualificar e fomentar e Cartografia Social e territórios em situação de vulnerabilidade na RMC – do risco à cidadania.

Sinopse: Através da reconstrução da memória de duas moradoras que participaram das lutas das Associações de Moradores do Satélite Íris e São Judas Tadeu, Do lado de cá: segregação socioespacial e cidadania territorial apresenta uma narrativa socioespacial das lutas, conquistas e desafios da população residente na região do Noroeste de Campinas.

Através da reconstrução da memória de duas moradoras que participaram das lutas das Associações de Moradores do Satélite Íris e São Judas Tadeu, Do lado de cá: segregação socioespacial e cidadania territorial apresenta uma narrativa socioespacial das lutas, conquistas e desafios da população residente na região do Noroeste de Campinas.

Espaços e lugares se cruzam no território. Enquanto espaço, o Satélite vôa para lugares distantes. Se os mapas e as divisões administrativas das instituições representam redes que se conectam com o distante, o lugar carrega a densidade do vivido. Espaço é amplidão, lugar é experiência e memória. A esse lugar-memória, dotado de voz e consciência, chamamos de lugar enunciado.

Os relatos apresentados no vídeo-documentário fazem o espectador atravessar as fronteiras da segregação socioespacial. As associações de moradores são elas próprias resultado da cidadania territorial. Se é verdade que os lugares falam, a voz que ouvimos vem do presente, se orienta pelas lutas do passado e se dirige às dívidas de Campinas como futuro da população do “lado de cá”.

Eventos On-line

11º Encontro Anual de Extensão Universitária

Palestra: A Extensão Universitária na América do Sul: perspectivas e ações práticas.

Contato


Fone: (19) 3343- 7217
E-mail: ppe.ext@puc-campinas.edu.br

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