CURSO ON-LINE EXCLUSIVO PARA DOCENTES PUC-CAMPINAS!

    Curso oferecido na modalidade on-line, com aulas ao vivo em aplicativo próprio, possibilitando interação entre professor e alunos. É necessário ter acesso à internet e sistema compatível com o aplicativo Teams.

    OBJETIVOS

    Objetivos Gerais: 
    - Fortalecer a Cultura de Inovação, Colaboração e Diálogo entre os docentes de diferentes Centros/Cursos; 
    - Criar um espaço de troca para que os docentes possam colocar seus anseios, percepções, eventuais dificuldades e como estão projetando novas experiências pedagógicas. 

    Objetivos Específicos: 
    - Discutir com os professores como vivenciaram a “transformação” do espaço sala de aula; 
    - Refletir sobre o ensino híbrido, seus significados, o papel e as novas competências do professor e do aluno, frente aos novos processos de ensino e de aprendizagem; 
    - Trocar experiências exitosas que inspirem os participantes e produzam um saber coletivo, a partir de situações pedagógicas do cotidiano; 
    - Refletir sobre o ensino híbrido pós-emergência sanitária e propor ações compartilhadas; 
    - Incentivar ações que promovam a melhoria das experiências acadêmicas dos alunos.

    PÚBLICO ALVO

    - Docentes da PUC-Campinas

    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

    Módulo I – Vivências e experiências pedagógicas em 2020 Propiciar um espaço de troca entre os docentes, aberto à discussão dos desafios impostos pelo ensino remoto, aberto à expressão dos sentimentos e percepções frente à urgência na reorganização da vida cotidiana e da vida acadêmica. 

    Módulo II – Ensino Híbrido: significados e desafios O ensino remoto, no contexto da pandemia, evidenciou a necessidade de uma transformação nos “modelos” de ensino e de aprendizagem; a transformação já estava em curso, porém o caráter de urgência fez com que as atividades remotas fossem todas denominadas de “ensino híbrido”, síncronas ou assíncronas, sem uma discussão mais aprofundada do seu significado e do papel de docentes e alunos frente à complexidade do novo processo educativo; discutir as possibilidades do ensino híbrido no contexto da pós-pandemia. 

    Módulo III- A reinvenção do cotidiano: experiências inspiradoras Os desafios do novo contexto educacional propiciaram, aos docentes e aos alunos, o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas, de novos saberes docentes, de experiências pedagógicas inovadoras, que transformaram situações pedagógicas do cotidiano e que podem, se registradas e compartilhadas, contribuir com novas propostas para o ensino híbrido. 

    Módulo IV – Saberes da prática em tempos de ensino remoto Os saberes da prática docente, plurais e heterogêneos (Tardif,2000), foram acrescidos de uma nova dimensão, a nosso ver, a dimensão do compartilhamento, como estratégia de fortalecimento das atividades docentes na vida acadêmica cotidiana e construção de novos saberes pedagógicos nas diferentes áreas do conhecimento, por meio de projetos compartilhados.

    CORPO DOCENTE

    - Camila Brasil Gonçalves Campos, doutora em educação pela UNICAMP , docente da faculdade de administração da PUC-Campinas e docente da FACAMP;

     - Edmilson Ricardo Gonçalves, doutor em genética e biologia molecular pela UNICAMP (2000). docente e diretor do curso de ciências  biológicas da PUC-Campinas;

    - Elisabete Matallo Marchesini de Pádua, (organizadora) doutora em filosofia e história da educação pela USP (1998), assessora da  reitoria da  PUC-Campinas;

    - Fernanda de Oliveira Soares Taxa Amaro, doutora em educação pela UNICAMP (2001). docente da faculdade de educação e assessora pedagógica do departamento de desenvolvimento educacional da PUC-Campinas;

    - Mauricio Pinheiro da Silva, mestre em multimeios pela UNICAMP (2005) docente do curso de publicidade e propaganda da PUC-Campinas;

     - Olga Rocha Archangelo, (organizadora) especialista em planejamento educacional pelo Instituto Sedes Sapientiae, assessora da reitoria da PUC-Campinas;

     - Vicor Kraide Corte Real, doutor em ciências da comunicação pela USP (2015), diretor adjunto do curso de design digital da PUC-Campinas.

    OFERECIMENTO

    Período de inscrição: 31/03/2020 a 10/04/2021 
    Período do curso: 13/04/2021 a 01/06/2021 
    Dias e horários: Terças-feiras, das 16h às 17h40.
    Carga horária: 16 horas/aula

    Valor: Grátis


    Inscrições até


    Valor referente a pagamento à vista no boleto.

    Compartilhe seu novo curso nas redes sociais!