Curso oferecido na modalidade on-line, com aulas ao vivo em aplicativo próprio, possibilitando interação entre professor e alunos. É necessário ter acesso à internet e sistema compatível com o aplicativo Teams.
Objetivos Gerais:
- Fortalecer a Cultura de Inovação, Colaboração e Diálogo entre os docentes de diferentes Centros/Cursos;
- Criar um espaço de troca para que os docentes possam colocar seus anseios, percepções, eventuais dificuldades e como estão projetando novas experiências pedagógicas.
Objetivos Específicos:
- Discutir com os professores como vivenciaram a “transformação” do espaço sala de aula;
- Refletir sobre o ensino híbrido, seus significados, o papel e as novas competências do professor e do aluno, frente aos novos processos de ensino e de aprendizagem;
- Trocar experiências exitosas que inspirem os participantes e produzam um saber coletivo, a partir de situações pedagógicas do cotidiano;
- Refletir sobre o ensino híbrido pós-emergência sanitária e propor ações compartilhadas;
- Incentivar ações que promovam a melhoria das experiências acadêmicas dos alunos.
- Docentes da PUC-Campinas
Módulo I – Vivências e experiências pedagógicas em 2020
Propiciar um espaço de troca entre os docentes, aberto à discussão dos desafios impostos pelo ensino remoto, aberto à expressão dos sentimentos e percepções frente à urgência na reorganização da vida cotidiana e da vida acadêmica.
Módulo II – Ensino Híbrido: significados e desafios
O ensino remoto, no contexto da pandemia, evidenciou a necessidade de uma transformação nos “modelos” de ensino e de aprendizagem; a transformação já estava em curso, porém o caráter de urgência fez com que as atividades remotas fossem todas denominadas de “ensino híbrido”, síncronas ou assíncronas, sem uma discussão mais aprofundada do seu significado e do papel de docentes e alunos frente à complexidade do novo processo educativo; discutir as possibilidades do ensino híbrido no contexto da pós-pandemia.
Módulo III- A reinvenção do cotidiano: experiências inspiradoras
Os desafios do novo contexto educacional propiciaram, aos docentes e aos alunos, o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas, de novos saberes docentes, de experiências pedagógicas inovadoras, que transformaram situações pedagógicas do cotidiano e que podem, se registradas e compartilhadas, contribuir com novas propostas para o ensino híbrido.
Módulo IV – Saberes da prática em tempos de ensino remoto
Os saberes da prática docente, plurais e heterogêneos (Tardif,2000), foram acrescidos de uma nova dimensão, a nosso ver, a dimensão do compartilhamento, como estratégia de fortalecimento das atividades docentes na vida acadêmica cotidiana e construção de novos saberes pedagógicos nas diferentes áreas do conhecimento, por meio de projetos compartilhados.
- Camila Brasil Gonçalves Campos, doutora em educação pela
UNICAMP , docente da faculdade de administração da PUC-Campinas e docente da
FACAMP;
- Elisabete Matallo Marchesini de Pádua, (organizadora) doutora em filosofia e história da educação pela USP (1998), assessora da reitoria da PUC-Campinas;
- Fernanda de Oliveira Soares Taxa Amaro, doutora em educação pela UNICAMP (2001). docente da faculdade de educação e assessora pedagógica do departamento de desenvolvimento educacional da PUC-Campinas;
- Mauricio Pinheiro da Silva, mestre em multimeios pela UNICAMP (2005) docente do curso de publicidade e propaganda da PUC-Campinas;