A Academia Social é uma plataforma, isto é, um conjunto de ideias, ações e iniciativas estruturadas de forma a proporcionar capacitação, concebida para fortalecer o ecossistema social de Campinas por meio da formação, produção e difusão de conhecimento, além da conexão com as oportunidades no setor social.
- Capacitar os participantes para o desenvolvimento e implementação de projetos integrados de Educação Popular e Assistência Social, destacando a importância da avaliação de impacto e da sustentabilidade na efetividade das práticas. - Analisar e aplicar os princípios da Educação Popular e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em projetos de intervenção social. - Desenvolver e implementar projetos de Educação Popular e Assistência Social, com foco na inclusão social e participação cidadã. - Avaliar o impacto e a sustentabilidade dos projetos desenvolvidos, utilizando ferramentas e metodologias adequadas. - Explorar o papel do educador social e do gestor de Assistência Social na promoção da transformação social e na melhoria das condições de vida.
CURSO PRESENCIAL GRATUITO oferecido no contexto da Academia Social, em parceria entre a FEAC, a PUC-Campinas e o GEPPES, destinado a Educadores sociais das políticas da assistência social, educação, saúde, cultura entre outras, juventudes, representantes de coletivos e lideranças sócio comunitários.
As vagas são limitadas e ao longo do projeto novas turmas poderão ser oferecidas. Confira abaixo os critérios de seleção e não deixe de participar!
Profissionais que trabalham diretamente com comunidades vulneráveis, voltados para a inclusão e transformação social; Responsáveis pela gestão de políticas públicas e programas sociais, com foco em inclusão social, Profissionais que atuam na gestão de OSCs e desejam desenvolver projetos sociais e educativos integrados com foco em impacto social, sustentabilidade e participação cidadã; Profissionais envolvidos no planejamento e execução de políticas públicas de assistência social que necessitam de formação específica sobre Educação Popular e o SUAS. Professores e Formadores de Educação Popular; Estudantes que buscam complementar sua formação com conhecimentos práticos sobre o desenvolvimento e avaliação de projetos sociais e educativos. Pessoas que atuam em comunidades e têm interesse em implementar projetos que promovam a inclusão social, participação cidadã e melhoria das condições de vida.
- Everton Silveira:
Doutor em Serviço Social pela PUC-RS e pós-doutorando no Observatório de Pesquisa em
Violência e Juventude – Observa-Juv (UFRGS). Possui Mestrado em Letras pela UniRitter/RS, especializações em Metodologia do Ensino da Matemática (FAPA) e Psicopedagogia Institucional (UCB), além de graduação em Ciências Naturais e Matemática e Educador social desde 1988. Atualmente, é docente e pesquisador da PUC-Campinas, onde coordena o Programa de Desenvolvimento Humano e Integral – Levanta-te e Anda. Foi Diretor Pedagógico do Centro de Promoção da Criança e do Adolescente São Francisco de Assis por quase 30 anos e atuou como Gerente Pedagógico na Fundação O Pão dos Pobres e na ACM (YMCA). Possui densa experiência em educação e gestão de projetos sociais, trabalhou como consultor técnico do Instituto Crescer Legal, Diatópica Consultoria e UNICEF. Também foi membro do Conselho Municipal e do Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Porto Alegre, sempre se destacando por seu compromisso com políticas públicas inclusivas e transformadoras.
- Stela Cristina de Godoi:
Com mestrado e doutorado em Sociologia (UNICAMP), atua no Programa Observatório PUC-Campinas, na condição de pesquisa (Pesquisa Aplicada), desenvolvendo estudos sobre questões ligadas ao trabalho de cuidado e às políticas de proteção social, com recorte de gênero, raça e classe. No momento desenvolve o projeto individual de pesquisa intitulado "Comunização e Desenvolvimento Social: framework de análise e protocolo metodológico de pesquisa aplicada com mulheres organizadas em Campinas-SP". Além da pesquisa individual, dentro do Observatório PUC-Campinas tem contribuído com a produção de indicadores sociais de desenvolvimento e de vulnerabilidade, com ênfase nos métodos qualitativos de pesquisa.
- Magali Arnais:
Doutora em Políticas Públicas da Educação pela PUC-Campinas (2021). Mestrado em Educação-FE- UNICAMP (2003) e Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1985). Especialização em Orientação Educacional - IASP; Especialização em Deficiência visual e surdez - FCM- UNICAMP (1999). Atualmente docente do curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2016) - Atuou como Pedagoga do Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central Cesar Lattes da Universidade Estadual de Campinas (2012-2016). Docente do curso de pós-graduação em Psicopedagogia - IBFE e UNIP. Foi consultora Educacional no Núcleo de Estudos Pedagógico de Pedreira e professora Assistente da Universidade Paulista- UNIP- 2002-2011. Atuou como professora Conteudista, elaborando material didático (livro texto) em EAD na UNIP-INTERATIVA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Inclusão do aluno com deficiência, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Inclusiva, políticas públicas educacionais, ações pedagógicas, didática, inclusão, Artes e Tecnologias Assistivas.
- Ter participado de curso de formação de educador social.
- Atuar no campo da educação social e popular no município de Campinas/SP.
- Tempo de atuação na última instituição/organização.
- Reserva de 30% de vagas para o público prioritário: pessoas com deficiência, pessoas negras, mulheres, pessoas LGBTQIAPN+, indígenas, outros, de forma equitativa.
- Desempate para todas as vagas: maior tempo de atuação no campo da educação social e popular no município de Campinas/SP.
- A seleção será feita somente após a resposta ao formulário que será enviado por email com envio da documentação solicitada.
- Educação Popular (Fundamentos e Práticas): Raízes históricas e políticas da Educação Popular; Metodologias participativas e práticas educativas; Estudos de caso de projetos de Educação Popular e desenvolvimento sustentável.
- Sistema Único de Assistência Social (SUAS): Introdução ao SUAS e sua estrutura nacional; Princípios e objetivos do SUAS; Controle social e tipos de gestão no SUAS; Funções da Política Pública de Assistência Social e a extensão da proteção social.
- Desenvolvimento de Projetos Integrados: Planejamento participativo e envolvimento da comunidade; Desenvolvimento e implementação de projetos combinando Educação Popular e SUAS; Ferramentas para a avaliação de impacto e sustentabilidade dos projetos.
- Participação Cidadã e Inclusão Social: Papel da Educação Popular e do SUAS na promoção da participação cidadã e inclusão social; Estratégias para fortalecer a democracia e a cidadania ativa.
- Sustentabilidade e Impacto: Projetos voltados para a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável; Métodos de avaliação de programas e projetos sociais; Importância da avaliação de impacto na melhoria contínua das práticas educativas e sociais.
- Legado e Influências Relevantes: Análise das contribuições de Paulo Freire e outros pensadores para a Educação Popular; Influências e práticas relevantes na gestão da Assistência Social e sua aplicação.
Período de inscrição: 14/07/2025 a 31/07/2025
Período do curso: 16/08; 23/08; 30/08; 06/09; 13/09; 20/09; 27/09, 04/10, 11/10 e 18/10/2025.
Dias e horários: Sábados, das 08h30 às 12h30.
Carga horária: 65 horas/aula (40h presenciais e 25h autônomas)
Local de Realização: PUC-Campinas
Valor referente a pagamento à vista no boleto.