CRIATIVIDADE E ESTRATEGIA NA COMUNICAÇÃO PUBLICITÁRIA

    FORMAS DE PAGAMENTO

    PIX À VISTA: R$ 2.496,00. 
    Cartão de Crédito: Em até 6 parcelas sem juros de R$ 416,00. 
    Boleto Bancário: À vista ou em 3 parcelas de R$ 832,00 sem juros.

    MODALIDADE

    Curso oferecido na modalidade híbrida, com aulas presenciais no Campus I da PUC-Campinas e aulas on-line / ao vivo em aplicativo próprio, possibilitando interação entre professor e alunos.
    É necessário que o aluno tenha acesso à internet e sistema compatível com o aplicativo Canvas.

    OBJETIVOS

    Desenvolver a formação dos participantes nas áreas de planejamento, criação e estratégia de comunicação, a partir de conteúdos atualizados, discussões práticas e vivência em projetos, preparando-os para atuar de forma integrada e estratégica no cenário contemporâneo da comunicação.
    Módulo 1 – Planejamento de Comunicação: Posicionamento e estratégias para as marcas Compreender os principais desafios da comunicação atual. Analisar ferramentas estratégicas para o posicionamento de marcas. Desenvolver soluções capazes de fortalecer a relação entre marcas, intermediários e consumidores em diferentes canais e contextos.
    Módulo 2 – Criação de Conteúdo: Comunicação digital, tecnologia e entretenimento Explorar caminhos criativos para responder às demandas da comunicação comercial. Aplicar técnicas de criação alinhadas aos objetivos de negócio e ao comportamento do público. Elaborar conteúdos que se adaptem com eficiência aos diversos formatos e meios.
    Módulo 3 – Criação publicitária: Copywriting, storytelling , direção de arte e inteligência artificial Ampliar a visão sobre o papel da linguagem visual na comunicação. Desenvolver o olhar crítico e criativo para o uso de elementos visuais nas peças. Aplicar conceitos de direção de arte para tornar o universo visual mais atrativo, funcional e alinhado às estratégias da marca.
    Módulo 4 – Universo Digital: Formatos, ferramentas e plataformas para integrar os aprendizados anteriores às especificidades do ambiente digital. Atualizar práticas de comunicação para atuar com relevância nas plataformas digitais. Potencializar a presença online das marcas com estratégias alinhadas ao comportamento digital do consumidor.

    PÚBLICO ALVO

    Profissionais da área de comunicação e marketing de agências e clientes, estudantes recém-formados em comunicação social e demais interessados no assunto.

    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

    O curso abrange 4 núcleos que interagem entre si, com professores e palestrantes com larga experiência e domínio de todo o processo. 

    • Planejamento estratégico: Núcleo para formação de profissionais que desenvolvem as habilidades para construir o melhor caminho entre as necessidades do marketing das empresas e as soluções de comunicação dos fornecedores da área. O foco é fortalecer o olhar estratégico através de metodologias teóricas e práticas para elaborar um planejamento de comunicação completo, profundo, abrangente e inspirador que resulte em uma base de alta qualidade para alimentar as equipes de criação e, junto com elas, superar os desafios de marcas e clientes.
    • Criação de Conteúdos: Núcleo que engloba informação e formação de conteúdos voltados as novas carreiras criativas que estão surgindo, com as novas demandas e necessidades envolvendo Comunicação Digital, Tecnologia e Entretenimento. Uma realidade que exige novas habilidades para todas as áreas, incluindo agências, produtoras, escritórios de design, startups, consultorias, houses e clientes.
    • Criação publicitária: Núcleo que desenvolve as habilidades para conhecer com profundidade e dominar as melhores ferramentas para potencializar sua carreira nas áreas de redação e direção de arte. Na redação, vamos aprimorar as técnicas de copywriting e capacitar o aluno para escrever com segurança para as mais variadas mídias e plataformas. Na direção de arte, vamos explorar todas as maneiras de criar e traduzir visualmente as melhores soluções para as marcas, utilizando fotografia, ilustração, tipografia, 3D, Motion, I.A, e outras ferramentas que formam uma campanha de eficiência e alto impacto para os clientes.
    • Universo digital - Formatos, ferramentas e plataformas: Núcleo que abrange todas as formas de se aprofundar no mundo do digital, seus formatos, comportamentos e tendências que ajudam a desenvolver soluções mais criativas, diferenciadas e eficientes. Os alunos vão poder expandir seus conhecimentos sobre os contextos, as grandes soluções, os públicos, a interatividade e as tecnologias mais atuais aplicadas em todas as plataformas.

    CORPO DOCENTE

     Sergio de Godoy Peres (Coordenador do Curso):  
    Mestre em comunicação e letras, é professor na PUC Campinas desde 2003, atuando no curso de Publicidade e Propaganda e também como Coordenador de Pós-Graduação em diversos programas de especialização. Com mais de 20 anos de experiência no mercado de Comunicação, possui sólida atuação em gestão, inovação, branding e desenvolvimento de novos negócios. Como mentor na agência Planeta MK, lidera projetos estratégicos em marketing, com destaque para ações no universo esportivo, incluindo a construção e posicionamento de marcas no cenário nacional.

    Pedro Gravena:
    Grand Prix e mais de 40 leões no festival de Cannes. Criativo com 25 anos de experiência em grandes agências como DM9, Wieden + Kennedy, Y&R, Dentsu, Gravena já trabalhou com as maiores marcas brasileiras e internacionais como Nike, Heineken, Vivo, Itaipava, Brastemp, entre outras. Gravena também é o único criativo brasileiro com duas menções no livro: Game Changers - ideias que mudaram a propaganda para sempre.

    Newton Naguno:
    Uma das principais lideranças em planejamento estratégico no Brasil. Ganhador do Prêmio Profissional de Planejamento e Estratégia do ano em 2023 pela APP Brasil. Com mais de 30 anos de experiência liderando equipes de estratégia de algumas das maiores agências de propaganda do Brasil como W/Brasil, Dentsu, J. W. Thompson, Lowe, Asia/Africa e Heads, construindo cases de sucesso para marcas como GWM, Ford, Toyota, Unilever, Nestlé, Boticário e Amil, foi também diretor de estratégia da consultoria de branding Alexandria. É presidente do Conselho do Grupo de Planejamento, professor na Sandbox, escola de estratégia e jurado do Effie Award.

    Marcio Fritzen:

    Com 29 anos de experiência em comunicação, Márcio Fritzen atuou nas maiores agências do mercado brasileiro. Ogilvy, DM9DDB, LewLara, Leo Burnett, foi só sócio da independente Magenta, fundou a What if MODE e hoje é Chief Creative Officer da FutureBrand. Conquistou mais de 21 leões no Festival de Cannes, que é considardo o Oscar da Propaganda. Estudou cinema na New York Film Academy e Process Design and Facilitation na Hyper Island de Estocolmo. Um dos seus trabalhos mais recentes, foi a criação do conceito da fintech XP: O impossível é só o começo. Entre os seus maiores projetos, destaca em especial: “Strong Girls” para Nescau: o 1º leão da Nestlé no Brasil em mais de 100 anos e o 1º Glass Lion para o país. “Shoppin’ Inside Songs” para Magalu: o 1º leão na em Creative E-commerce. “Pet-commerce” para Petz, uma loja online para dogs: o 1º leão de ouro em Creative Data para o Brasil e Grand Prix da renomada revista Wired. Orgulhosamente trabalhou para grandes marcas como Nestlé, Mondelez, Magalu, Allianz, IBM, BMW, Petz, Pfizer, Unilever, Kia Motors, Itaú, Itaúsa, AMEX, XP, Ambev, Nespresso e Amazon.

    Alexandre Vilela:

    CCO, Vice-Presidente e Diretor de Criação premiado, com mais de 20 anos de experiência em liderança de campanhas globais em agências de ponta. Especialista em construir narrativas de marca poderosas que geram resultados e moldam a cultura. Reconhecido em Cannes Lions, D&AD, One Show, CLIO, LIA, El Ojo e outros. Membro do júri no The One Show, Dubai Lynx, LIA, El Ojo, Effie Awards e em feiras regionais como Wave, Red Apple e CCSP. Também instrutor da Miami Ad School, apaixonado por mentoria de talentos criativos e por impulsionar o setor.

    Pedro Pletitsch:

    Formado em Publicidade pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).?Diretor de arte, Redator e Diretor de Criação com mais de 35 anos de carreira, trabalhou nas agências McCann São Paulo, Londres e Madri, Ogilvy, Culucci, Loducca, FischerAmerica, Grupo DDB, Young & Rubican e Publicis. Desenvolveu trabalhos no Brasil e no exterior para clientes como: General Motors, Coca Cola, Nestlé, McDonald’s, Jornal O Estado de São Paulo, Aché Laboratórios, Aston Martin/em Londres, Martini & Rossi/em Londres, Coca Cola/em Madri, Banco Santander/em Madri, Banco Bamerindus, Grupo Pão de Açúcar, Grupo Folha, Citibank, Heublein (Smirnoff), Mitsubishi Motors, Sprite, Banco HSBC/em Nova York, Danone, Lacta, Telefônica, IG, Sabesp, Unilever, Vivo, Honda, Panasonic, Caixa Econômica Federal, Fensa (Kaiser e Heineken) e outros. Foi professor da Miami Ad School/ESPM de 2004 a 2012. Foi consultor e professor da CUCA Escola de Criativos de 2012 a 2021. Criador e Coordenador do blog www.portfoliolovers.com Criador da campanha dos Poupançudos da Caixa. Prêmios: Mais de 30 peças nos anuários do Clube de Criação de São Paulo incluindo Ouro, Prata, Bronze e Anuário, ABP, Profissionais do Ano - Rede Globo, Prêmio Abril, Fiap, Revista Archive, Festival de Londres, Festival de Nova York, Clio Awards, Shots, Graphis, One Show, D&AD e Festival de Cannes. Cursos, palestras e workshops: Além da Miami Ad School e da CUCA, ministrou cursos e palestras em agências, entidades do setor e universidades em 15 estados e mais de 20 cidades pelo Brasil.

    OFERECIMENTO

    Período de inscrição: 02/07/2025 a 27/08/2025 
    Período do curso: 02/09/2025 até 30/10/2025
    Dias e horários: terças e quintas-feiras



    Carga horária: 64 horas/aula

    Critérios de avaliação: Projeto prático + Apresentação oral.

    Valor: R$ 2.496,00

    Valor referente a pagamento à vista no boleto.