Curso presencial gratuito oferecido no contexto da Academia Social, em parceria entre a FEAC, a PUC-Campinas e o GEPPES, destinado a Educadores sociais das políticas da assistência social, educação, saúde, cultura entre outras, juventudes, representantes de coletivos e lideranças sócio comunitários.
As vagas são limitadas e ao longo do projeto novas turmas serão oferecidas para atender a todos os interessados. Confira abaixo os critérios de seleção e não deixe de participar!
Objetivo Geral: Capacitar profissionais do setor social e demais interessados para a elaboração e execução de Projetos Político-Pedagógicos (PPP), promovendo uma compreensão profunda dos conceitos, etapas e práticas relacionadas à construção e acompanhamento de PPPs na assistência social.
Objetivos Específicos:
• Compreender o conceito e a importância do Projeto Político-Pedagógico.
• Relacionar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) com o desenvolvimento do PPP.
• Identificar as etapas para a construção de um PPP e sua implementação prática na assistência social.
• Promover a participação, gestão democrática e trabalho coletivo na elaboração e execução do PPP.
• Acompanhar e avaliar a efetividade do PPP
Módulo I: Conceito de Educação e a importância do Projeto Político-Pedagógico:
• Conceito de educação - educação formal, não-formal e informal e a educação em espaços não formais.
• Definição e importância do Projeto Político Pedagógico
• Dimensões conceituais do PPP
• Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e o Projeto Político-Pedagógico
Módulo II - O PPP na Assistência Social:
• Fundamentos do SUAS e da Política Nacional de Assistência Social
• Princípios e diretrizes do Projeto Político-Pedagógico na assistência social
Módulo III: Participação, Gestão Democrática, Autonomia e Trabalho Coletivo no PPP:
• O PPP como uma construção coletiva
• Autonomia e trabalho coletivo na execução do PPP
• Gestão democrática e controle social nas OSCs
Módulo IV: Processo de Acompanhamento e Avaliação do PPP:
• Planejamento estratégico e avaliação de ações socioassistenciais
• Instrumentos e indicadores para monitoramento do PPP
• Estratégias para o acompanhamento e avaliação do PPP
Módulo V: Etapas para a Construção de um PPP:
• Estudos de caso: experiências exitosas de OSCs na implementação do PPP
• Elaboração do Projeto Pedagógico: etapas e processos
• Passo a passo para desenvolver o Projeto Político-Pedagógico
• Metodologias participativas na construção do PPP
• Elaboração de um plano de ação para o PPP institucional em oficina prática
Apresentação e análise crítica dos projetos desenvolvidos pelos participantes
- Aline Figueiredo:
Assistente social e pedagoga, com pós-graduação em Gestão em Organizações do Terceiro Setor e Projetos Sociais. Com 17 anos de atuação no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), é idealizadora da Teoria na Prática Social como consultora e assessora, além de atuar junto ao Instituto Jô Clemente (IJC) no atendimento a pessoas com deficiência, vítimas de violência. Paralelamente, exerce a tutoria universitária, contribuindo para a formação de futuros profissionais em Serviço Social. Especialista em articulação de redes, estudos socioterritoriais e planejamento estratégico com uso de georreferenciamento, promove a inclusão, o fortalecimento comunitário e o desenvolvimento local.O Grupo de Estudos e Práticas Permanentes em Educação Social (GEPPES) reúne educadoras sociais para pesquisar e discutir metodologias contemporâneas na área, oferecendo formações e espaços de troca. Desde 2016, fortalece práticas libertárias e amplia possibilidades de atuação na Educação Social.
- Nathalia Zague:
Profissional com ampla experiência na coordenação de equipes, elaboração e execução de projetos e oficinas socioeducativas. Pedagoga, estudante de Serviço Social e pós-graduada em Neuroaprendizagem, Andragogia e Educação Profissional e Tecnológica. Certificada pelo Google for Education (L1, L2, Trainer e Coach), atua com formações de educadores, condução de grupos e reuniões, além de ter trajetória consolidada na coordenação de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e de Acolhimento Institucional. Atualmente, é formadora do Teoria na Prática, contribuindo para a qualificação de profissionais e organizações sociais.
- Sérgio Eduardo Fazanaro Vieira:
Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, na linha de pesquisa Políticas Públicas em Educação. Desde 2004 é professor de Filosofia no Ensino Superior e possui experiência também no Ensino de Filosofia na Educação Básica (Fundamental II e Ensino Médio). Atualmente integra o corpo docente da Faculdade de Filosofia da PUC-Campinas. Tem experiência na coordenação e atuação em programas de formação de professores, como o PIBID e a Residência Pedagógica. É licenciado e bacharel em Filosofia pela PUC-Campinas, instituição na qual também concluiu o mestrado em Educação.
- Vínculo institucional prioritariamente em atuação no setor social em exercício em função de gestão, coordenação / técnico de referência.
- Função relacionada à elaboração, acompanhamento e/ou avaliação de planos de trabalho, projetos pedagógicos ou relatórios institucionais.
- Será priorizada a participação de pelo menos um representante de cada organização/serviço, garantindo diversidade de instituições.
- Ações afirmativas: reserva de 30% das vagas para o público prioritário (pessoas com deficiência, pessoas negras, mulheres, pessoas LGBTQIAPN+, indígenas e outros grupos historicamente sub-representados), assegurando equidade.
- Critério de desempate: maior tempo de exercício na função de referência técnica ou gestão em serviços socioassistenciais.
Período
de inscrição: 15/09/2025 a 29/09/2025
Período do curso: 16/10/2025 a 12/12/2025
Local: CEI Campinas - Rua Doutor Quirino 1856 - de 31/10 a 12/12/2025
Local: PUC-Campinas - dias 16/10 e 23/10/2025.
Dias e horários: Sextas-feiras, das 13h00 às 17h30
Carga horária: 70 horas/aula
Valor referente a pagamento à vista no boleto.