GOVERNANÇA, CONTROLES INTERNOS E CONTROLADORIA PARA O TERCEIRO SETOR

    ACADEMIA SOCIAL - CURSO GRATUITO

    Curso presencial gratuito oferecido no contexto da Academia Social, parceria entre a FEAC, a PUC-Campinas e o GEPPES, destinado a Gestores, Conselheiros, Contadores, Advogados do Setor Social, líderes de associações, OSCs, OSCIPs, OCs, Fundações, Profissionais e estudantes de Ciências Contábeis interessados em atuar no Setor Social e pessoas que tenham interesse em constituir uma entidade setor social. 

    As vagas são limitadas e ao longo do projeto novas turmas serão oferecidas para atender a todos os interessados. Confira abaixo os critérios de seleção e não deixe de participar! 

    OBJETIVOS

    Capacitar gestores, colaboradores e conselheiros de organizações do setor social, profissionais e estudantes de Ciências Contábeis na aplicação de boas práticas de constituição, administração, controle, prestação de contas e cumprimento das obrigações legais, fiscais e trabalhistas, promovendo a sustentabilidade, a conformidade e o alcance da missão institucional.

    PÚBLICO ALVO

    Gestores, Conselheiros, Contadores, Advogados do Setor Social, líderes de associações, OSCs, OSCIPs, OCs, Fundações, Profissionais e estudantes de Ciências Contábeis interessados em atuar no Setor Social e pessoas que tenham interesse em constituir uma entidade setor social. 

    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

    Módulo 1 – Introdução ao Terceiro Setor e Fundamentos Legais 
    Diferença entre 1º, 2º e 3º setor 
    Função social das organizações do Terceiro Setor 
    Apresentação dos elementos básicos do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil - MROSC 
    Constituição de associações e etapas iniciais 
    Documentos básicos de constituição, legalização e regularização 
    Primeiras providências para início das atividades 

    Módulo 2 – Governança, Estrutura e Responsabilidades 
    Estrutura estatutária: diretoria, conselhos (fiscal, deliberativo etc.) 
    Responsabilidades legais e fiscais dos diretores e conselheiros 
    Prevenção e gestão de conflitos de interesse 
    Requisitos para manutenção da isenção e imunidade de impostos com uma introdução sobre o CEBAS 
    Promoção social e atuação institucional 

    Módulo 3 – Gestão Administrativa e Controles Internos 
    Controle de caixa, bancos, classificação e registro de documentos 
    Controle contábil de receitas, despesas e investimentos de acordo com as práticas contábeis aplicadas ao Terceiro Setor - ITG 2002
    Entrada e saída de recursos; compras, bens duráveis e ativo imobilizado
    Controles de adiantamentos, pagamentos e conciliação bancária Arquivo físico e eletrônico de documentos 

    Módulo 4 – Gestão de Contratações, Pessoas e Obrigações Trabalhistas 
    Contratação de serviços (pessoa física, jurídica, dentro e fora do município) 
    Riscos de não registrar empregados; remuneração de autônomos (RPA) 
    Pagamentos a voluntários, sacerdotes e pastores 
    Procedimentos de contratação e cadastro 
    Controles e registros de voluntariado 
    Prestação de contas trabalhista e encargos sociais 

    Módulo 5 – Contabilidade, Prestação de Contas e Obrigações Fiscais 
    Diferenças entre o regime de caixa e regime de competência 
    Plano de contas; elaboração das Demonstrações Contábeis de acordo com a ITG 2002 com atenção especial as diferenças entre recursos com e sem restrições e seus respectivos lançamentos contábeis
    Documentos obrigatórios para contabilidade 
    Retenções na fonte, obrigações acessórias e fiscais 
    Imunidade e isenção: requisitos legais e rotinas de manutenção com atenção especial: (i) CEBAS e (ii) Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) 
    Código Tributário, Código Civil e legislação específica 
    Prestação de contas para órgãos públicos, parceiros e sociedade 

    Módulo 6 – Aspectos Especiais na Gestão do Terceiro Setor 
    Controle numérico e documental (correspondências, impressos, seguros) 
    Gestão de compras com cartão de crédito e de pessoas físicas 
    Gestão do setor fiscal, bens do ativo imobilizado e promoção social 
    LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados): noções e impactos no terceiro setor 
    Saúde e Segurança do Trabalho (SST): exigências e contratação de serviços 
    Quadro geral segundo o enquadramento da entidade

    CORPO DOCENTE

    - Valdir Marques
    Bacharel em Ciências Contábeis pela PUC-Campinas, com pós-graduação em Contabilidade de auditoria na mesma instituição. É empresário da Contabilidade desde 1979, com registro no Conselho Profissional. Atua nas áreas de Organização e método, Constituição de empresas, Organização administrativa e contábil de empresas, Organização fiscal de empresas de prestação de serviços, Contabilidade do 3º Setor e prestação de contas com MEC, Ministério da Cidadania e Prefeituras, entre outras. Presta consultoria para Empresas de prestação de serviços na área contábil e fiscal, Escolas na área contábil, Prestação de contas junto a órgãos públicos (MEC – MC – Prefeitura), em conjunto com Assistente Social e Advogado especializado em terceiro setor. Ministra capacitações voltadas para o 3º setor em Campinas e região.

    - Silvia Elena Basetto Villas Boas
    Graduada em pedagogia com especialização em Educação Especial e formação na área de Gestão Pública. 30 anos de experiência profissional no Terceiro Setor, tendo atuado entre os anos de 1999-2014 na Fundação FEAC, onde implantou e conduziu a área de Compliance e o Departamento de Gestão Social. Atuação como Conselheira e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA Campinas por 4 anos e do Conselho Municipal da Assistência Social – CMAS Campinas por 3 anos. Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação do município de Valinhos nos anos de 2014-2015. Fundadora e Diretora Técnica da Firmamentum Soluções em Gestão Pública e Social – empresa especializada em consultoria para entidades sem fins lucrativos, desde 2015.

    CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

    - Atuação como gestor, conselheiro, advogado ou contador no setor social no município de Campinas/SP.
    - Tempo de atuação na última instituição/organização.
    - Reserva de 30% de vagas para o público prioritário: pessoas com deficiência, pessoas negras, mulheres, pessoas LGBTQIAPN+, indígenas, outros, de forma equitativa.
    - Desempate para todas as vagas: maior tempo de atuação no setor social no município de Campinas/SP.  

    OFERECIMENTO

    Período de inscrição: 30/09/2025 a 12/10/2025
    Período do curso: 20/10/2025 a 15/12/2025 
    Dias e horários: Segundas-feiras, das 18h às 22h
    Local de realização: PUC-Campinas | Campus I 
    Carga horária: 60 horas/aula

    Valor: Grátis

    Valor referente a pagamento à vista no boleto.