CURSO PRESENCIAL/REMOTO GRATUITO oferecido no contexto da Programa de Desenvolvimento Humano e Integral: Levanta-te e Anda (PDHI:LA) da PUC-Campinas, em parceria com o Centro de Promoção da Criança e do Adolescente São Francisco de Assis (CPCA) de Porto Alegre/RS.
Objetivo Geral: Promover o aperfeiçoamento profissional de educadores(as) sociais, professores, agentes comunitários e demais profissionais da área social por meio de um programa formativo estruturado em ciclos, fundamentado na pedagogia crítica, no franciscanismo, na Ecologia Integral e na Cultura de Paz, de modo a potencializar práticas educativas, fortalecer vínculos comunitários e contribuir para o desenvolvimento humano integral de crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social.
Objetivos Específicos: 1) Oferecer formação continuada em quatro ciclos de 24 horas cada, contemplando dimensões filosóficas, pedagógicas, culturais e sociais da educação popular e da convivência comunitária.
2) Aprofundar o conhecimento sobre o SUAS (Sistema Único de Assistência Social), em especial os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, ampliando a compreensão dos educadores(as) sobre sua função estratégica no campo da Assistência Social.
3) Consolidar referenciais pedagógicos inspirados na tradição franciscana, valorizando práticas educativas humanizadas, solidárias e dialógicas, centradas no desenvolvimento integral da pessoa.
4) Promover metodologias ativas e dialogais, que possibilitem superar práticas de violência estrutural, cultural e interpessoal, fortalecendo uma cultura de paz no cotidiano educativo.
5) Estimular a produção de materiais pedagógicos (manuais, recursos audiovisuais, registros de práticas) que possam ser incorporados e replicados por educadores (as) e instituições sociais.
6) Criar espaços de troca de experiências entre diferentes atores sociais e educadores(as), favorecendo a construção coletiva de soluções para os desafios encontrados nos territórios vulnerabilizados.
7) Valorizar as dimensões afetivas e emocionais da prática educativa, ampliando as competências socioemocionais dos profissionais da área social.
Educadores(as) sociais, professores(as), agentes comunitários, lideranças populares, profissionais e voluntários que atuam em serviços de convivência e fortalecimento de vínculos. Parceiros de outras organizações sociais que almejam instituir processos de aperfeiçoamento profissional e pedagógico em seus contextos institucionais.
Módulo I (20h Presenciais/5 horas Remotas)
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Popular: Este módulo tem como objetivo introduzir os fundamentos teóricos da educação popular, seus principais conceitos e abordagens metodológicas, com ênfase na Metodologia da Práxis, a qual visa a construção do conhecimento a partir da prática e da reflexão crítica. Também será explorada a importância da autonomia e da emancipação dos sujeitos como pilares para a transformação social e para o fortalecimento de consciência crítica nas comunidades. Conteúdo:
• Fundamentos Teóricos da Educação Popular: Análise das principais correntes de pensamento, com ênfase na pedagogia de Paulo Freire, movimentos sociais e cidadania.
• Metodologia da Práxis: a importância da ação-reflexão na formação de sujeitos críticos e ativos.
• O Papel do Educador Social e Popular: Como o educador popular pode ser um mediador da autonomia e da emancipação dos sujeitos, dando voz aos oprimidos e promovendo o desenvolvimento de práticas educativas que favoreçam a ação coletiva.
• Limites e Potencialidades no Processo de Desenvolvimento Humano: Discussão sobre os desafios e as possibilidades do desenvolvimento humano, tanto individual quanto coletivo, dentro do contexto da educação popular.
Módulo II (20h Presenciais/5 horas Remotas)
Políticas Públicas, Movimentos Sociais e Cidadania: o papel das políticas públicas no fortalecimento da educação social e popular, com foco nas estratégias de mobilização social e nas formas de participação cidadã. A importância das políticas públicas na criação de espaços de convivência e na promoção de direitos e oportunidades para populações em situação de vulnerabilidade social. Conteúdo:
• Políticas Públicas de Assistência Social: Abordagem do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), seus princípios e funcionamento, com foco no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
• Movimentos Sociais e Cidadania: Reflexão sobre como os movimentos sociais contribuem para a mobilização de ações coletivas, fortalecendo a cidadania e o empoderamento comunitário.
• Reconhecimento na Educação Popular e Social: Estudo sobre como dar voz ao oprimido e garantir participação ativa nas decisões políticas e sociais.
• Conceito de Projetos Sociais: Análise da concepção e execução de projetos sociais, com foco nas práticas de educação popular e mobilização comunitária.
Módulo III (20h Presenciais/5 horas Remotas)
Práticas em Educação Social: Este módulo se propõe a aprofundar a prática educativa no contexto das ações sociais e da mobilização comunitária, com foco na promoção do desenvolvimento humano e no fortalecimento de vínculos. Os participantes terão a oportunidade de aplicar as metodologias adquiridas em cenários concretos, refletindo sobre sua atuação como agentes de transformação social. Conteúdo:
• Práticas Educativas em Ação: Análise e aplicação de metodologias da educação popular em contextos comunitários.
• Educação Popular, Mobilização Social e Ação Coletiva: Estudo sobre como mobilizar coletivamente para o fortalecimento de vínculos sociais e o desenvolvimento humano em comunidades vulneráveis.
• A Concepção de Projetos Sociais: Aprofundamento na estratégia de planejamento e execução de projetos sociais, com foco na prática em campo.
• O Educador(a) Social como Facilitador de Práticas de Transformação: Reflexão sobre o papel do educador social no processo de autonomia e emancipação dos sujeitos, utilizando a práxis como metodologia central.
Módulo IV (20h Presenciais/5 horas Remotas)
Consolidação da Consciência Crítica e Ações Educativas: Este módulo visa consolidar as aprendizagens adquiridas ao longo dos outros ciclos, com ênfase na consciência crítica dos educadores e na capacidade de gerar mudanças sociais. Serão desenvolvidas estratégias para que os participantes possam integrar a educação popular ao seu cotidiano e à sua prática educativa, criando soluções criativas e coletivas para as problemáticas locais. Conteúdo:
• Consolidação da Consciência Crítica: como desenvolver uma consciência crítica que permita aos educadores compreender e intervir nos processos sociais de maneira mais consciente e transformadora.
• Limites e Potencialidades do Desenvolvimento Humano: Discussão dos desafios enfrentados pelos educadores ao longo do processo de formação e desenvolvimento de seus educandos.
• Metodologia da Práxis e Autonomia: Aplicação da Metodologia da Práxis em atividades pedagógicas, com foco na emancipação e autonomia dos sujeitos educandos.
• Avaliação e Sustentabilidade das Ações Educativas: Análise das estratégias de avaliação das ações educativas e das possibilidades de sustentabilidade a longo prazo.
- Everton Silveira:
Doutor em Serviço Social pela PUC-RS e pós-doutorando no Observatório de Pesquisa em
Violência e Juventude – Observa-Juv (UFRGS). Possui Mestrado em Letras pela UniRitter/RS, especializações em Metodologia do Ensino da Matemática (FAPA) e Psicopedagogia Institucional (UCB), além de graduação em Ciências Naturais e Matemática e Educador social desde 1988. Atualmente, é docente e pesquisador da PUC-Campinas, onde coordena o Programa de Desenvolvimento Humano e Integral – Levanta-te e Anda. Foi Diretor Pedagógico do Centro de Promoção da Criança e do Adolescente São Francisco de Assis por quase 30 anos e atuou como Gerente Pedagógico na Fundação O Pão dos Pobres e na ACM (YMCA). Possui densa experiência em educação e gestão de projetos sociais, trabalhou como consultor técnico do Instituto Crescer Legal, Diatópica Consultoria e UNICEF. Também foi membro do Conselho Municipal e do Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Porto Alegre, sempre se destacando por seu compromisso com políticas públicas inclusivas e transformadoras.
- Paula de Moura dos Santos:
Mestra em Políticas Públicas e Serviço Social pela UFRGS; Especialista em Saúde da Criança e do Adolescente pelo PREMUS/HSL/PUCRS; Assistente social graduada pela UFSM. Possui experiência na área da infância e juventude, com destaque para a atuação no Conselho Tutelar de Santa Maria entre os anos de 2008 a 2014 e no Programa de Oportunidades e Direitos – Centro da Juventude, política pública do Governo do Estado do Rio Grande do Sul destinada a jovens com idades entre 15 e 24 anos. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Juventudes e Políticas Públicas, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Política Social e Serviço Social da UFRGS. Na área da saúde, possui experiência profissional em unidades de internação destinadas ao público materno-infantil/pediatria. Foi membro da Comissão de Elaboração do Plano Municipal dos Direitos de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária no Município de Santa Maria/RS (2010) e da Comissão Municipal de Prevenção e Erradicação ao Trabalho Infantil – COMPETI, também em Santa Maria/RS (2011). Atuou na coordenação da Rede de Apoio à Escola na região Leste de Santa Maria/RS (2012–2014). É ainda facilitadora de Círculos de Construção de Paz, conflitivos e não conflitivos, pela Escola Superior da Magistratura do Rio Grande do Sul (ESM-AJURIS).:
- Partrício Cereta:
Possui Licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRs (2005), com habilitação nas áreas de Sociologia, Psicologia e História. Bacharel em Teologia pela Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana - ESTEF (2010). Mestre em Educação pela Universidade Federal e Santa Maria - UFSM (2018), Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria, linha de pesquisa, formação de professores (Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional) - UFSM (2023). Integrante do Grupo de Pesquisa Formação Cultural, Hermenêutica e Educação (GPFORMA)/UFSM. Tem experiência como prof. de filosofia e educador social. Possui experiência nas seguintes áreas e temáticas: Educação ; Filosofia; Teologia; Hermenêutica filosófica; Ética; Pós-verdade; Autoridade docente. Exerce atividades de formação e assessoria a grupos de professores, organizando seminários, encontros, palestras, oficinas. Elabora projetos na área social.
Período de inscrição: 27/10/2025 a 06/11/2025
Carga horária: 100 horas/aula - 80 horas/aula (presencial) e 20 horas/aula (remoto)
Local de realização: Centro de Promoção da Criança e do Adolescente São Francisco de Assis (CPCA) de Porto Alegre/RS.
TURMA 1
Período do curso: 27/10/2025 até abril/2026.
Dias e horários:
- Módulo I: 27/10, 28/10 e 29/10, presencial, 8h-17h
30/10, remoto, 18h-19h
- Módulo II: 3 dias a definir em fevereiro/26, presencial, 8h-17h
1 dia a definir em fevereiro/26, remoto, 18h-19h
- Módulo III: 3 dias a definir em abril/26, presencial, 8h-17h
1 dia a definir em abril/26, remoto, 18h-19h
- Módulo IV: 3 dias a definir em abril/26, presencial, 8h-17h
1 dia a definir em abril/26, remoto, 18h-19h
TURMA 2
Período do curso: 29/10/2025 até abril/2026.
Dias e horários:
- Módulo I: 29/10, 30/10 e 31/10, presencial, 8h-17h
03/11, remoto, 18h-19h
- Módulo II: 3 dias a definir em fevereiro/26, presencial, 8h-17h
1 dia a definir em fevereiro/26, remoto, 18h-19h
- Módulo III: 3 dias a definir em abril/26, presencial, 8h-17h
1 dia a definir em abril/26, remoto, 18h-19h
- Módulo IV: 3 dias a definir em abril/26, presencial, 8h-17h
1 dia a definir em abril/26, remoto, 18h-19h
Inscrições até
Valor referente a pagamento à vista no boleto.