Curso presencial gratuito oferecido no contexto da Academia Social, em parceria entre a FEAC, a PUC-Campinas e o GEPPES, destinado aos profissionais que atuam em OSCs: gestores, técnicos, educadores e demais profissionais; integrantes de coletivos, movimentos sociais e projetos sociais que atuam diretamente com comunidades vulnerabilizadas; estudantes de graduação e profissionais graduados que desejam atuar no setor social.
As vagas são limitadas e ao longo do projeto novas turmas serão oferecidas para atender a todos os interessados. Confira abaixo os critérios de seleção e não deixe de participar!
Compreender os conceitos de diversidade, diferença e marcadores sociais da diferença.
Identificar os principais marcadores sociais da diferença na sociedade contemporânea.
Relacionar os conceitos de diversidade, diferença e marcadores sociais da diferença ao trabalho no e do setor social.
Discutir os desafios e as perspectivas da atuação no setor social acerca da temática.
Elaborar propostas de atuação no setor social em prol do respeito e valorização da diversidade.
Profissionais que atuam em OSCs: gestores, técnicos, educadores e demais profissionais; integrantes de coletivos, movimentos sociais e projetos sociais que atuam diretamente com comunidades vulnerabilizadas; estudantes de graduação e profissionais graduados que desejam atuar no setor social.
Módulo I
Introdução aos conceitos de diversidade, diferença e marcadores sociais da diferença
Módulo II
Olhando a diversidade no setor social: a diversidade do público atendido; a diversidade nas organizações, coletivos e movimentos sociais
Módulo III
Principais marcadores sociais da diferença na sociedade.
Módulo IV
Desafios, perspectivas e experiência no e do setor social para o respeito e valorização da diversidade.
- Camilla Marcondes Massaro:
Doutora em Ciências Sociais (2014) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, campus de Araraquara. Mestre em Educação Escolar (2008) na mesma instituição. Graduação em Ciências Sociais (Licenciatura e Bacharelado) e em Pedagogia. Especialização em Gestão da Educação Pública (UNIFESP-2019). Desde 2015 na PUC-Campinas, como docente atua nas áreas de Sociologia, e de Educação, com ênfase em Educação em Direitos Humanos e Ensino de Sociologia. Entre 2020 e 2023 atuou como Professora extensionista como coordenadora do Projeto Vínculos, junto à familiares e egressos do sistema prisional. Desde março de 2024 atua como Professora pesquisadora como integrante do Observatório PUC-Campinas e é Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento socioeconômico, indicadores e diagnósticos cadastrado no CNPq, desenvolvendo pesquisas com enfoque nas juventudes e políticas públicas. Desde janeiro de 2025 está como coordenadora geral da Academia Social - iniciativa da Fundação FEAC em Parceria com a PUC-Campinas.
- Stela Cristina de Godói:
Atualmente estuda as questões ligadas ao trabalho do cuidado e políticas de proteção social, conduzindo um projeto individual de pesquisa no Observatório PUC-Campinas (OPC/PROPPE/PUCC), intitulado "Comunização e Desenvolvimento Social: framework de análise e protocolo metodológico de pesquisa aplicada com mulheres organizadas em Campinas-SP". Além da pesquisa individual, dentro do Observatório PUC-Campinas tem contribuído com a produção de indicadores sociais de desenvolvimento e de vulnerabilidade, com ênfase nos métodos qualitativos de pesquisa. Participa como membro permanente do Grupo de Pesquisa "Desenvolvimento socioeconômico, indicadores e diagnósticos" cadastrado no CNPq. É graduada em Ciências Econômicas pela UNESP (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita) em 2003, com mestrado (2007) e doutorado (2012) concluídos no Programa de Pós-Graduação em Sociologia pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas). Ao longo da pós-graduação realizou estudos sobre trabalho e cidade. No mestrado desenvolveu pesquisa sobre a experiência social de trabalhadores migrantes rurais na indústria metalúrgica do ABC paulista, nos anos 1954-1964. No doutorado estudou a formação da categoria motoboy e o processo de aceleração do tempo social em Campinas-SP. Leciona economia e sociologia desde 2005 e, desde 2015 acumula experiência no campo da extensão universitária, pesquisa participativa e pesquisa aplicada, através de uma abordagem interdisciplinar. Desde 2015 é professora em regime de dedicação exclusiva na PUC-Campinas, ministrando aulas em inúmeros cursos de graduação, de modo mais permanente em Ciências Sociais, Ciências Econômicas, Administração e Relações Internacionais. Entre 2015 e 2023 coordenou o Projeto Articuladas, um projeto de extensão da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (PROPPE)/PUCC), que articulou atores sociais e instituições parceiras da gestão municipal de Campinas e região metropolitana, executando ações de pesquisa participante com mulheres acerca dos desafios do cuidado, do envelhecimento e da longevidade na contemporaneidade.
- Fabiana Galvão Taioli Ribeiro:
Co-fundadora da Coletiva Curinga e co-autora do projeto Juventudes e Diversidades, psicóloga e educadora social, especialista em psicanálise na cultura e facilitadora de processos circulares. Há 19 anos transita e ocupa espaços nas áreas de assistência social, cultura, educação e saúde em serviços das políticas públicas na perspectiva da garantia dos direitos humanos e enfrentamento às diversas violências. Atualmente, estuda técnicas teatrais de Improviso que, junto à sua formação de ecobrinquedista, têm contribuído com mais ferramentas e possibilidades para esse caminho no resgate da espontaneidade e na leitura de mundo por meio da ludicidade e criatividade.
- Francine Romero Acorsi:
Co-fundadora da Coletiva Curinga, co-autora do projeto Juventudes e Diversidades, cientista social, educadora social, atriz, produtora e curinga de Teatro do Oprimido, atua há 15 anos com políticas públicas no estado de São Paulo. Há 11 anos trabalha como educadora social na política de assistência no município de Campinas, atuação que nos últimos 3 anos acontece concomitantemente à sua atuação na cultura em Monte Mor onde atua também como mobilizadora cultural no Centro Cultural Etnus. Também em Campinas é uma das formadoras de introdução ao IMPRO, junto ao Coletivo de Improviso de Campinas - Improletáries.
- Alessandra Ribeiro Martins:
É Historiadora e Doutora em Urbanismo pela PUC CAMPINAS tendo estudos voltados para a Matriz Africana: territórios, memória e representação. É gestora cultural da Casa de Cultura Fazenda Roseira, Mestre e Liderança da Comunidade Jongo Dito Ribeiro em Campinas, Mãe de Santo Umbandista, Coord. da Pós Graduação em Matriz Africana - Lato Sensu - e consultora especializada em estudos sobre gestão cultural de espaços públicos compartilhados e patrimônio cultural imaterial. Realiza palestras, workshop e formações no Brasil, Peru, Moçambique, África do Sul, Noruega e participa de comissões de avaliação e formação em comunidades para projetos voltados para cultura negra e salvaguarda do patrimônio imaterial, cartografia social e lei 10639/03 Educação Anti Racista, cultura da paz e em 2020 lançou o livro Jongo e Ancestralidade na Perspectiva dos Detentores, sendo a 1a mulher negra candidata à Prefeitura de Campinas. É integrante dos Grupos de Pesquisas: OLHO - Educação/Unicamp MULTITÃO do LABJOR-Unicamp; GEPEJA - Educação Unicamp na linha Matriz Africana. Representou o Brasil no CRESPIAL da UNESCO pelo eixo patrimônio imaterial, participou da escrita da II Carta de Fortaleza para salvaguarda de bens registrados e atualmente é membro do Conselho Consultivo do IPHAN (representante da sociedade civil).
- Luanda Ferreira da Silva Jachetto:
Assistente Social e com formação em Direito, pós-graduada em Gerontologia e Gestão da Assistência ao Idoso e em Estratégias de Enfrentamento às Violências. Atua há mais de 17 anos na Política de Assistência Social, com experiência na Proteção Social Básica, Proteção Social Especial e em Assessoramento e Consultoria nos municípios de Campinas, Valinhos e Sumaré.
Facilitadora de processos formativos para organizações da sociedade civil, estudantes e comunidades, com foco nos temas de políticas públicas, violências, gerontologia social, participação social, formação de lideranças comunitárias e inclusão digital. Possui experiência em programas de inclusão produtiva do Governo do Estado de São Paulo e do Governo Federal, voltados à empregabilidade e à trabalhabilidade.
Cofundadora do Projeto A.M.I.G.A.S (2008–2017), iniciativa de ação coletiva e mobilização comunitária voltada ao apoio institucional a serviços de acolhimento, com ênfase na gestão de voluntariado, captação de recursos e gestão de projetos sociais voltados a construção de identidade, acesso à cultura e fortalecimento de vínculos comunitários.
Colaboradora e membro de comissão no Conselho Municipal do Idoso de Campinas, participante da Rede Abraço dos Amarais (Região Norte de Campinas) e com ações de formação de lideranças comunitárias no território da Região Sul de Campinas, fortalecendo redes territoriais, participação social e defesa de direitos no cotidiano das comunidades.
Desenvolve ações fundamentadas em metodologias participativas, educação popular e tecnologias sociais, integrando práticas de Comunicação Não Violenta e Justiça Restaurativa, com foco na construção de vínculos, no manejo qualificado de conflitos, no fortalecimento da participação social e do protagonismo comunitário.
- Fabiana Aparecida de Carvalho:
Doutora e Pós doutora em serviço social. Mestre em Educação. Assistente Social. Supervisora de equipes técnicas nas políticas de assistência social, educação e justiça. Docente do curso de serviço social da Puc Campinas. Assistente Social do Tribunal de Justiça de SP.
- Atuação no setor social no município de Campinas/SP.
- Tempo de atuação na última instituição/organização.
- Reserva de 30% de vagas para o público prioritário: pessoas com deficiência, pessoas negras, mulheres, pessoas LGBTQIAPN+, indígenas, outros, de forma equitativa.
- Desempate para todas as vagas: maior tempo de atuação no setor social no município de Campinas/SP.
Período
de inscrição: 15/12/2025 a 12/01/2026.
Período do curso: 07/02/2026 a 25/04/2026.
Dias e horários: Sábados, das 08h30 às 12h30.
Carga horária: 50 horas/aula e 30 horas/autônomas
Local de realização: PUC-Campinas Campus I - Curso Presencial
Valor referente a pagamento à vista no boleto.