Curso oferecido na modalidade on-line, com aulas ao vivo em aplicativo próprio, possibilitando interação entre professor e alunos. As aulas ficam gravadas por até 7 dias, disponíveis aos alunos.
É necessário acesso à internet e sistema compatível com o aplicativo Canvas.
Oferecer repertório para que os alunos possam desenvolver roteiros de audiodescrição das diversas linguagens das Artes Visuais, em seus aspectos intrínsecos e extrínsecos, a partir dos construtos teóricos das escolas artistícas, visando torná-las acessíveis e acessáveis por meio da audiodescrição e suas diversas potencialidades e aplicabilidades. Fornecer parâmetros iniciais de reflexão sobre a complexidade do processo de produção de roteiros de audiodescrição nas diversas linguagens das artes visuais
Professores, graduandos, pós-graduandos, das áreas da saúde, educação, comunicação, cultura, jornalismo, cinema e teatro (atores, diretores e produtores), artes visuais (artistas e coordenadores de museus), tecnologia da informação, letras, arquitetura e urbanismo, turismo; pessoas com deficiência visual que pretendam se tornar consultores (revisores de roteiros de audiodescrição) de audiodescrição, conforme as Normas Técnicas da audiodescrição no Brasil – ABNT-AD
- Conceito, objetivos, histórico e formas de audiodescrição e pesquisa das modalidades, especificidades, estilos e autorias das obras estáticas. - Introdução à teoria do olhar, estudos da percepção e a construção da imagem poética e artística - Formas de locução, utilização dos tempos verbais, adequações e entonação de voz. - Análise de trabalhos audiodescritos em museus (AD gravada em esculturas, fotografias e obras pictóricas). - Desenvolvimento do fluxo do processo de produção de um roteiro de audiodescrição de obras artísticas, desde a percepção do olhar, a busca das palavras, a consultoria por consultor com deficiência visual e adequações finais. - O papel da trilha de fundo para a fruição da AD das obras. - Estudos das técnicas de pintura e formas de descrição para a construção de um roteiro - Exercícios individuais de produção de roteiro de AD. - Trabalho de Conclusão de curso: produção coletiva de roteiros de AD de um obra pictórica, uma fotografia e uma escultura e apresentação com audiodescrição ao vivo. - Estudo da produção artística do século XX, suas principais transformações históricas, estéticas, éticas e poéticas e seus desdobramentos na arte contemporânea. - Pós impressionismo e Expressionismo - As vanguardas europeias e a consolidação da arte moderna: Fauvismo, Cubismo, Futurismo, Dadaísmo, Surrealismo - Neoplasticismo - Vanguardas Russas (Suprematismo, Construtivismo, Futurismo Russo, Cubo-Futurismo, Zaum e Neo-primitivismo) - O Modernismo no Brasil - A arte de pós-guerra: Expressionismo Abstrato e Arte Informal - Pós-modernidade: Pop Art, Op art, Minimalismo, Arte Conceitual e Arte Povera. - Novas linguagens: Performance, happening, fotografia, cinema experimental, videoarte, instalação, land art. - A arte no final do século XX e início do século XXI: rupturas e continuidades.
- Profa. Me. Bell Machado:
Graduada em Filosofia e Mestre em Multimeios pela Unicamp, Audiodescritora, Diretora na Quesst Consultoria - em audiodescrição e acessibilidade cultural atuando como roteirista e narradora em projetos de audiodescrição (ao vivo e gravada) em cinema, teatro, museus e turismo.
- Profa. Natasha Marzliak:
Professora de Arte e Tecnologia,
História e Estética da arte e Cinema e Audiovisual da PUC-Campinas, no Centro
de Linguagem e Comunicação. Doutora em Multimeios e Arte na UNICAMP, com
sanduíche (CAPES) em Cinema e Audiovisual na Université Panthéon-Sorbonne -
Paris 1, mestra em Cultura Audiovisual e Mídia, bacharel e licenciada em Artes
Visuais. Como formação complementar, estudou História da Arte Moderna e
Contemporânea, Literatura Francesa e Cinema Francês na Université Paul Valéry -
Montpellier 3. Artista visual e pesquisadora, vem atuando nas áreas de
curadoria, concepção, produção e pós-produção de projetos audiovisuais que
estão nos cruzamentos da arte contemporânea com o cinema, o vídeo e as novas
tecnologias.