Curso oferecido na modalidade on-line, com aulas ao vivo em aplicativo próprio, possibilitando interação entre professor e alunos. É necessário que o aluno tenha acesso à internet e sistema compatível com o aplicativo Canvas.
Compreender a moda como como espírito do tempo (“zeitgest”) e reflexo da sociedade para propor perspectivas e relações entre o universo do design e comunicação. Apresentar conexões entre a moda e outros segmentos e abordar seus códigos como expressão. Desenvolver o senso crítico para avaliar a linguagem não-verbal. Conhecer as principais áreas de atuação do profissional de moda.
Estudantes e profissionais da área de comunicação, marketing, publicidade, jornalismo, relações públicas, mídias digitais, moda, design, artes, administração, direito e demais interessados no tema.
Módulo 1 - Moda como
reflexo da sociedade :
- semiótica: um estudo do
signo
- sociedade e moda (momentos
da história)
- moda como expressão
(zeitgest)
- áreas de atuação
Módulo 2 - Moda como
comunicação:
- linguagem verbal e não
verbal
- construção de uma
imagem
- elementos da
consultoria que comunicam
Módulo 3 - Moda como
design:
- fundamentos do design
- linguagem visual
- design de moda e
sociedade
- empreendedorismo e
sustentabilidade
- Raíssa Zogbi:
Raíssa Zogbi é pós-graduada em Estética e Gestão da Moda pela Universidade de São Paulo (USP), especializada em Economia Criativa pela Inova Business School, graduada em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Cursou Jornalismo de Moda na FAAP, Trend Forecasting na Milan Fashion Campus, em Milão, Consultoria de Imagem e Personal Shopper na Fashion School, em Lisboa, e Planejamento e Desenvolvimento de Coleções de Moda no Senac Campinas. É coordenadora de conteúdo (on e off-line) da Z Magazine, revista com 15 anos de atuação em Campinas.
- Erika Paiva:
Erika Paiva é formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Pós-Graduada em Design de Interiores pelo Instituto Europeo de Design. Especializada em Visual Mershandising pela Faap e pela Panamericana. Cursou Marketing de Moda na Lisbon School of Design e Consultoria de Imagem e Estilo na Fashion School Porto; Coloração Pessoal, com a Luciana Ulrich; Produção de Moda, com a Manu Carvalho; Moda de Luxo, com a Valéria Doustaly, em Paris; Tendências e Comportamento, com Silvia Scigliano, em NY e História da Moda, com João Braga, na Faap. Divide seu tempo entre atendimentos, palestras e cursos. Recentemente entrou para o corpo docente da Fashion School Porto, em Portugal.
- Juliana Schmidt Tomazini:
Juliana Schmidt Tomazini é técnica em Produção de Moda pelo Bento Quirino. Graduada em Design de Moda pela Anhembi Morumbi, fundou em 2017 a marca Hype Vintage onde trabalhou o resgate e a customização de peças de roupa, além da marca, deu aulas de costura criativa e foi estilista voluntária em programas de capacitação e geração de renda para mulheres. Hoje, trabalha com figurino para teatro e é uma das bolsistas da Haddad Fellowship para cursar um mestrado em Stage Design na The Lir Academy em Dublin.