MARKETING POLÍTICO: CONCEITOS E ESTRATÉGIAS PRÉ E PÓS ELEITORAIS

    CURSO ON-LINE

    Curso oferecido na modalidade on-line, com aulas ao vivo em aplicativo próprio, possibilitando interação entre professor e alunos. As aulas ficam gravadas por até 7 dias, disponíveis aos alunos. 
    É necessário acesso à internet e sistema compatível com o aplicativo Canvas.

    OBJETIVOS

    Proporcionar ao aluno a aquisição de conhecimentos específicos sobre história, teorias e práticas da comunicação política e eleitoral. Fornecer subsídios básicos que possibilitem planejar, aplicar e acompanhar uma campanha eleitoral. Apresentar conceitos e práticas a respeito do marketing político em campanhas municipais/regionais/nacionais, com objetivo de oferecer a estudantes, pesquisadores, políticos, assessores e demais interessados, uma visão sobre as interfaces da comunicação no processo pré e pós eleitoral.

    PÚBLICO ALVO

    Profissionais e alunos da área da comunicação social e das ciências humanas em geral. Profissionais de Marketing, Jornalistas, Publicitários, Relações Públicas, Radialistas, profissionais dos meios de comunicação, assessorias de imprensa, agências de publicidade. O curso também é voltado aos políticos e aos futuros candidatos a cargos públicos, bem como aos assessores e demais interessados em entender a dinâmica da aplicação da pesquisa política/eleitoral contemporânea. 

    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

    - Definições de marketing político e eleitoral;

    - Propaganda política, ideológica e construção da imagem pública;

    - Breve história do marketing político no Mundo;

    - Breve história do marketing político no Brasil;

    - Os meios de comunicação em uma eleição. Planejamento de mídia;

    - A internet nas eleições;

    - Legislação eleitoral;

    - Principais técnicas e argumentos utilizados por candidatos;

    - Planejamento de campanhas eleitorais;

    - Táticas de comunicação a serem utilizadas durante uma campanha eleitoral;

    - A produção intelectual sobre o campo nas vertentes acadêmica e profissional;

    - Perfil dos “marketeiros” contemporâneos;

    - Importância do uso de pesquisas para monitoramento pré e pós-eleitoral;

    - Características do Marketing Pós-eleitoral;

    - Potencializar a tecnologia para a organização de uma campanha;

    - Perspectivas evolutivas da tecnologia web para a contribuição nas ações de comunicação política;

    - Perfil das instituições de pesquisa acadêmica e aplicada sobre marketing político;

    - Perfil das associações de pesquisa que trabalham com a produção de conhecimento novo sobre marketing político.


    CORPO DOCENTE

    - Victor Kraide Corte Real
    Victor Kraide Corte Real é publicitário e doutor em ciências da comunicação pela USP. Docente do Centro de Linguagem e Comunicação e Diretor do curso de Design Digital da PUC-Campinas. Trabalha como pesquisador e consultor na área de marketing político e eleitoral há cerca de 25 anos. 

    Valor: Grátis