Curso oferecido na modalidade on-line, com aulas ao vivo em aplicativo próprio, possibilitando interação entre professor e alunos. As aulas ficam gravadas por até 7 dias, disponíveis aos alunos.
É necessário acesso à internet e sistema compatível com o aplicativo Canvas.
Proporcionar ao aluno a aquisição de conhecimentos específicos sobre história, teorias e práticas da comunicação política e eleitoral. Fornecer subsídios básicos que possibilitem planejar, aplicar e acompanhar uma campanha eleitoral. Apresentar conceitos e práticas a respeito do marketing político em campanhas municipais/regionais/nacionais, com objetivo de oferecer a estudantes, pesquisadores, políticos, assessores e demais interessados, uma visão sobre as interfaces da comunicação no processo pré e pós eleitoral.
Profissionais e alunos da área da comunicação social e das ciências humanas em geral. Profissionais de Marketing, Jornalistas, Publicitários, Relações Públicas, Radialistas, profissionais dos meios de comunicação, assessorias de imprensa, agências de publicidade. O curso também é voltado aos políticos e aos futuros candidatos a cargos públicos, bem como aos assessores e demais interessados em entender a dinâmica da aplicação da pesquisa política/eleitoral contemporânea.
- Definições de marketing político e eleitoral;
- Propaganda política,
ideológica e construção da imagem pública;
- Breve história do marketing político no Mundo;
- Breve história do
marketing político no Brasil;
- Os meios de comunicação em uma eleição. Planejamento de mídia;
- A internet nas eleições;
- Legislação eleitoral;
- Principais técnicas e
argumentos utilizados por candidatos;
- Planejamento de campanhas eleitorais;
- Táticas de comunicação a
serem utilizadas durante uma campanha eleitoral;
- A produção intelectual sobre o campo nas vertentes acadêmica e profissional;
- Perfil dos “marketeiros”
contemporâneos;
- Importância do uso de pesquisas para monitoramento pré e pós-eleitoral;
- Características do
Marketing Pós-eleitoral;
- Potencializar a tecnologia para a organização de uma campanha;
- Perspectivas evolutivas
da tecnologia web para a contribuição nas ações de comunicação política;
- Perfil das instituições de pesquisa acadêmica e aplicada sobre marketing político;
- Perfil das associações de
pesquisa que trabalham com a produção de conhecimento novo sobre marketing
político.
- Victor Kraide Corte Real:
Victor Kraide Corte Real é publicitário e doutor em ciências da comunicação pela USP. Docente do Centro de Linguagem e Comunicação e Diretor do curso de Design Digital da PUC-Campinas. Trabalha como pesquisador e consultor na área de marketing político e eleitoral há cerca de 25 anos.