AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS: MÚLTIPLOS OLHARES E RECURSOS

    CURSO DE ATUALIZAÇÃO: EDUCAÇÃO DIGITAL

    Curso oferecido na modalidade Educação Digital, para ser realizado no seu tempo, em aplicativo próprio,  possibilitando aprendizado dentro de suas necessidades de organização e disponibilidade. 
    Você se inscreve e pronto: já está inserido em nossa plataforma, conectado ao curso (digital, mobile e multi screen) e pronto para iniciar sua jornada, com certificação PUC-Campinas.

    CARGA HORÁRIA

    - 10h/a, entre vídeos, atividades e leituras. Mas fique tranquilo, você realiza no seu tempo. 
    São 3 meses para concluir, a partir da data de confirmação de sua inscrição.

    OBJETIVOS

    . Apresentar, refletir e conceituar as várias formas de avaliações, (des)construindo a ideia de avaliação como prova e processo de “medida” de/do Conhecimento. 
    . Entender e ampliar o conceito de processos avaliativos como indícios e a relação com o planejamento escolar. 
    . Compreender e conscientizar a importância do feedback avaliativo, da avaliação informal e como podem promover aprendizagens ou aversão nos sujeitos aprendendes. 
    . Discutir sobre ferramentas e formas avaliativas que possibilitem o desenvolvimento de competências, por meio das disciplinas, em épocas de ensino remoto. 
    . Possibilitar uma visão bio - psico e social do sujeito aprendente, com respeito as pessoalidades e diferentes culturas, para que a avaliação possa cumprir umas das funções: promover aprendizagens. 
    . Refletir e discutir sobre processos avaliativos na Educação Infantil. 
    . Levar em consideração a pessoalidade e as características da comunidade discente ao propor uma avaliação. 
    . Verificar o papel das metodologias ativas nos processos de aprendizagem e como avaliá-las.

    PÚBLICO ALVO

    Profissionais de Educação

    CONTEÚDO

    . Avaliação e Planejamento - processos indissociáveis; Concepções sobre Avaliações das Aprendizagens. 
    . Tipos de avaliações. Diferença entre avaliação e exame. Avaliação em um cenário de Inteligências Múltiplas (IM); Importância de variar os instrumentos avaliativos com finalidade de trazer o conhecimento tácito à tona. 
    . Avaliação diante de um currículo muito extenso e pouco profundo. 
    . A BNCC e a flexibilização dos currículos. A importância dos projetos no ajuste dos centros de interesse da escola e do estudante. A competência do professor em mapear relevâncias e avaliar no processo de ensino e aprendizagem. 
    . Como desmistificar a cultura da nota? Um estudante que “ vai bem ” em uma prova significa que aprendeu? Um estudante que passa em primeiro em um exame de vestibular e não desenvolveu outras habilidades têm garantia de sucesso profissional? 
    . Avaliação na educação infantil sem o instrumento prova; A importância do olhar sensível e mediador do professor no processo avaliativo; A importância dos registros, relatórios e semanários das crianças. O tempo de aprendizagem do aluno e processos avaliativos. 
    . Avaliação do uso de metodologias ativas - a importância do planejamento e de se ampliar os instrumentos avaliativos de forma a considerar o sujeito aprendente como um ser bio - psico - social e não uma nota ambulante. 
    . Avaliação e o Ensino Remoto/ EaD.

     

    Valor: $198.00

    Valor referente a pagamento à vista no boleto.