CURSO ON-LINE

    Curso oferecido na modalidade on-line, com aulas ao vivo em aplicativo próprio, possibilitando interação entre professor e alunos. É necessário que o aluno tenha acesso à internet e sistema compatível com o aplicativo Canvas.

    OBJETIVOS

    - Definir o que é o metaverso e formular o seu próprio conceito sobre o tema.

    - Compreender como o blockchain e NFTs estão sendo utilizados como modelos de negócios e investimento.

    - Identificar as tecnologias que servem como interface e gateways para o metaverso como realidade virtual, aumentada, mista e neurolink.

    - Categorizar as  principais plataformas de Metaverso de acordo com o seu grau de descentralização, possibilitando ao aluno explicar como funciona o mercado imobiliário, mercado de games e eventos  no Metaverso, assim como analisar cases de modelos de negócios.

     - Analisar as convergências tecnológicas e eventos de mercado do metaverso sob as óticas da "Lei da Difusão da Inovação", "Early adopters e grandes massas",  "Dilema da Inovação" e "Canvas da Proposta de Valor". 




    PÚBLICO ALVO

    Gestores e executivos com inovação na descrição do cargo, Entusiastas de blockchain e metaverso, fundadores de startups de tecnologia. Líderes e consultores encarregados de criar estratégias de negócios. Organismos de Certificação, Legisladores, Engenheiros de Computação, Engenheiro de Controle e Automação, Analistas de Sistemas, Tecnólogos, bem como todas as pessoas que tem interesse pelo tema.

    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

    - O que é o metaverso? A proposta de uma equação.

    - Projeções de tamanho de mercado do metaverso (Bloomberg, PWC, JP Morgan e Citi Group)

    - Como os NFTs estão acelerando aplicações no metaverso.

    - Protocolos de Blockchain, criptomoedas, NFTs e tokens.

    - Interfaces do metaverso:  Realidade virtual, aumentada,  mista e o projeto neuralink.

    - Os mercados que serão impactados pelo metaverso. Moda, Varejo, Educação, Saúde, Arquitetura, Gaming, Eventos, Turismo, Artes, Esportes e Entretenimento.

    - Gestão de portfólio, investimento e horizontes de inovação no metaverso (Método Mckinsey).

    - A ética humana e o metaverso Teorias aplicadas ao metaverso : A lei da difusão da inovação, atravessando o abismo, O Dilema da Inovação, O Canvas da proposta de valor do Metaverso.

     - Demonstração de uma sala virtual no metaverso que pode ser utilizada para realizar reuniões, entrevistas de emprego, podcasts e diversas outras aplicações de negócios.

     - Demonstração com compartilhamento de tela de plataformas de Defi, compra e venda de NFTs e terrenos virtuais.

    CORPO DOCENTE

    Gustavo Carriconde:  
    Bacharel em Ciências Aeronáuticas pela PUC-RS, 20 anos de carreira internacional na aviação tendo passado por Reino Unido, Espanha e Dubai. Fundador do ResumoCast em 2016, o maior podcast sobre livros para empreendedores do Brasil. Investidor em startups, foi gestor de programas de inovação aberta e incubação nacionais e fora do país. Cursou no MIT a extensão acadêmica em plataformas digitais com o professor Geoffrey Parker, autor do livro A Revolução das Plataformas. Participou do Bootcamp de empreendedorismo no MIT com o professor e autor Bill Aulet. Atualmente é CEO da Gutenberg Ventures, a primeira venture builder e fundo de investimentos em startups do Metaverso e Web3.