Calotipia como processo de impressão fotográfica

    CURSO PRESENCIAL

    Curso na modalidade presencial, a ser oferecido no Campus I da PUC-CAMPINAS.

    OBJETIVOS

    Capacitar o participante a discernir  entre as inúmeras técnicas de fotografia à base de sais ferrosos  os princípios fotoquímicos envolvidos e o contexto artístico, científico e histórico de cada uma dessas técnicas. Prover ao participante conhecimento básico sobre o fluxo de trabalho fotográfico e laboratorial durante o processo de produção de um calótipo, com especial atenção aos cuidados durante o manuseio dos sais, a preparação dos utensílios de revelação, a escolha do papel suporte e a organização do espaço de trabalho.  Preparo das soluções químicas, emulsionamento dos papéis, exposição em fonte UV, revelação e banho de fixagem. Cuidados finais e arquivamento


    PÚBLICO ALVO

    A profissionais, alunos e pesquisadores da área de artes visuais e das ciências humanas em geral. Professores, alunos e pesquisadores de história da arte. Professores, alunos, pesquisadores e profissionais da área de fotografia. Galeristas e fotógrafos fine-art. Museólogos e arquivistas. Profissionais da área de produção de papéis para artes gráficas (aquarela, monotipia, xilogravura, serigrafia e fotografia). Interessados que tenham  conhecimento básico em fotografia digital e analógica, manipulação de químicos fotográficos e procedimentos de laboratório e câmara escura

    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

    - História da Fotografia. Pesquisas sobre a propriedade fotoquímica dos sais ferrosos. Fotógrafos precursores no uso dos sais ferrosos. A cianotipia, a platinotipia ou paládium; a calotipia. Movimentos ou escolas fotográficas e o uso de sais ferrosos.  A cópia da sintaxe pictórica impressionista no movimento pictorialista europeu e americano.

     - Ensaio fotográfico com uso alegórico da linguagem pictorialista. Produção de imagem em estúdio ou externa. Conversão do arquivo digital para negativo com uso de programa Ps ou Lr da Adobe e ajuste de densidade e contraste. Saída digital e impressão da matriz negativa em transparência com jato de tinta.

      - Preparo de químicos ferrosos em laboratório. Cuidados básicos. Manuseio do citrato férrico amoniacal, do ácito tartárico e do nitrato de prata. Escolha dos papéis-suporte (preferencialmente aquareláveis) e emulsionamento/sensibilização. Secagem rápida ou natural. Guarda dos papéis e controle de temperatura e  breu.

     - Aplicação da matriz negativa no papel emulsionado, montagem da prensa e exposição controlada no sol ou caixa de UV. Revelação em água corrente e fixação em Tiossulfato de sódio. Secagem e guarda.

    - Montagem dos resultados de calotipia em suporte cartonado neutro. Discussão e apreciação dos resultados. Finalização.

    CORPO DOCENTE

    - Oliver Mann
    É fotógrafo e mestre em Artes Visuais pela UNICAMP. Atuou como jornalista freelance para publicações impressas especializadas em viagens e meio ambiente. Pesquisa processos históricos de fotografia e expõe ensaios tutoriais em galerias de arte no Brasil e no exterior desde 2001. Atualmente é docente em cursos superiores de comunicação e artes visuais no estado de São Paulo. 

    Valor: Grátis