Curso na modalidade presencial, a ser oferecido no Campus I da PUC-CAMPINAS.
Capacitar o participante
a discernir entre as inúmeras técnicas de fotografia à
base de sais ferrosos os princípios
fotoquímicos envolvidos e o contexto artístico, científico e histórico de cada
uma dessas técnicas. Prover ao participante conhecimento básico sobre o fluxo
de trabalho fotográfico e laboratorial durante o processo de produção de um
calótipo, com especial atenção aos cuidados durante o manuseio dos sais, a
preparação dos utensílios de revelação, a escolha do papel suporte e a
organização do espaço de trabalho.
Preparo das soluções químicas, emulsionamento dos papéis, exposição em
fonte UV, revelação e banho de fixagem. Cuidados finais e arquivamento
A profissionais, alunos e pesquisadores da área de artes visuais e das ciências humanas em geral. Professores, alunos e pesquisadores de história da arte. Professores, alunos, pesquisadores e profissionais da área de fotografia. Galeristas e fotógrafos fine-art. Museólogos e arquivistas. Profissionais da área de produção de papéis para artes gráficas (aquarela, monotipia, xilogravura, serigrafia e fotografia). Interessados que tenham conhecimento básico em fotografia digital e analógica, manipulação de químicos fotográficos e procedimentos de laboratório e câmara escura
- História da Fotografia.
Pesquisas sobre a propriedade fotoquímica dos sais ferrosos. Fotógrafos
precursores no uso dos sais ferrosos. A cianotipia, a platinotipia ou paládium;
a calotipia. Movimentos ou escolas fotográficas e o uso de sais ferrosos. A cópia da sintaxe pictórica impressionista
no movimento pictorialista europeu e americano.
- Preparo de químicos ferrosos em laboratório. Cuidados básicos. Manuseio do citrato férrico amoniacal, do ácito tartárico e do nitrato de prata. Escolha dos papéis-suporte (preferencialmente aquareláveis) e emulsionamento/sensibilização. Secagem rápida ou natural. Guarda dos papéis e controle de temperatura e breu.
- Montagem dos resultados
de calotipia em suporte cartonado neutro. Discussão e apreciação dos
resultados. Finalização.
- Oliver Mann:
É fotógrafo e mestre em Artes Visuais pela UNICAMP. Atuou como jornalista freelance para publicações impressas especializadas em viagens e meio ambiente. Pesquisa processos históricos de fotografia e expõe ensaios tutoriais em galerias de arte no Brasil e no exterior desde 2001. Atualmente é docente em cursos superiores de comunicação e artes visuais no estado de São Paulo.