PIX À VISTA: R$ 1.236,00.
Cartão de Crédito: Em até 6 parcelas sem juros de R$ 206,00.
Boleto Bancário: À vista ou em 3 parcelas de R$ 412,00, sem juros.
Curso oferecido na modalidade on-line, com aulas ao vivo em aplicativo próprio, possibilitando interação entre professor e alunos. É necessário que o aluno tenha acesso à internet e sistema compatível com o aplicativo Canvas.
As aulas ficarão disponíveis aos alunos inscritos por até 7 dias no sistema.
Profissionais de RH, Jurídico, Auditoria, Compliance, Financeiro, Controles Internos, Contábil, Riscos, TI, Consultoria, Agentes Públicos e demais interessados na temática.
O curso é voltado para a prática na condução de investigação corporativa e uso das novas tecnologias na formação de quadros na detecção, controle e prevenção de fraudes cometidos pela alta administração, diretoria executiva, funcionários e stakeholders.
O objetivo principal é ampliar a oportunidade de capacitação e instrução aos profissionais do mercado por meio de um qualificado conteúdo técnico e diversificado, casos práticos, utilizando métodos operacionais, técnicos (tecnológicos) e jurídicos de investigações de fraudes corporativas.
Fornecer subsídios práticos na condução de investigações corporativas e virtual em empresas privadas e públicas, na identificação e remediação em casos de fraudes, ilícitos, desvios éticos, assédio moral e sexual, entre outras condutas de caráter comportamental.
MÓDULO 1 – FRAUDE E CONDUÇÃO DA INVESTIGAÇÃO CORPORATIVA (Aulas 1 e 2)
EMENTAS:
Definição de Fraude;
Análise da denúncia; Elaboração de plano de trabalho;
Metodologia ágil e eficaz na condução de investigação;
Elaboração de Relatórios;
Técnicas de Reporte;
Análise Contábil e Financeiro;
Caso Prático Utilizando Metodologia Operacional.
MÓDULO 2 – CONDUÇÃO DA INVESTIGAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL/DIGITAL (Aulas 3 e 4)
EMENTAS:
Ambiente Regulatório e LGPD Aplicado na Investigação Virtual;
Forense Digital;
E-Discovery;
Fraude Cibernética;
Análise das Informações Cibernéticas;
Evidências e Provas;
Técnicas de Investigação Cibernética;
Coleta em Fontes e Base de Dados;
Cyber Segurança e Risco da Informação.
MÓDULO 3 – TÉCNICAS DE ENTREVISTA CORPORTIVA/FORENSE (Aulas 5 e 6)
EMENTAS:
Tipos de entrevistas;
Preparação;
Comportamentos do entrevistado;
Etapas do processo de entrevista;
Adaptações práticas de entrevista forense;
Legislação pertinente;
Detecção de mentira/dissimulação;
Análise das informações e coletas de provas;
Confecção do relatório;
Metodologia de trabalho;
Caso Prático Utilizando Métodos de Entrevista EGI.
MÓDULO 4 – TECNOLOGIA FORENSE APLICADO NA INVESTIGAÇÃO CORPORATIVA (Aulas 7 e 8)
EMENTAS:
Inteligência artificial;
Big Data e Data Analytics;
Preservação das Provas;
Cadeia de Custódia;
Equipamento e Software Forense;
Background Check;
Caso Prático Utilizando Métodos Tecnológicos.
MÓDULO 5 – ASPECTOS, JURÍDICO E TECNOLÓGICO NO CONTEXTO DA INVESTIGAÇÃO, WORKSHOP e PRÁTICAS DE INVESTIGAÇÃO.
(Aulas 9 e 10).
EMENTAS:
Melhores Práticas no Contexto Nacional e Internacional;
LGPD Aplicado na Investigação e Entrevista;
Questões Jurídicas e Trabalhista.
CLAÚDIO PEIXOTO
Forensic and Compliance Partner MAZARS Brasil.
Mais de 30 anos de experiência profissional nas áreas de auditoria (Externa, Interna e de Sistemas). Principais atividades desenvolvidas: Investigação de Compliance, Fraudes e FCPA, elaboração de planos estratégicos de auditoria, revisão de processos financeiros, operacionais e de negócios, avaliação e testes de controles internos (manuais e sistemas), elaboração de relatórios, incluindo sugestões de melhorias e desenvolvimento de novos controles.
Por 10 anos foi presidente do capítulo Brazil na ACFE (association of certified fraud examiners) maior certificadora antifraude do mundo, onde atualmente é conselheiro.
Professor em diversas faculdades sobre o tema investigação.
ANTÔNIO GESTEIRA
Líder das áreas de investigação e tecnologia na américa latina pela FTI Consulting.
Antonio Gesteira é um experiente especialista em e-discovery e tecnologia forense com mais de 20 anos de experiência no apoio a investigações e litígios complexos.
O Sr. Gesteira entregou mais de 300 projetos abrangendo tecnologia emergente, serviços de dados, segurança da informação, suporte a auditoria interna e externa e consultoria fiscal eletrônica em diversos setores. Ele liderou grandes investigações e esforços de gestão de risco no Brasil e internacionalmente. Como líder do segmento de Tecnologia para o mercado brasileiro, o Sr. Gesteira trabalha com clientes para abordar uma ampla gama de riscos corporativos e responder a questões legais e regulatórias de alto risco.
MARCOS TUPINAMBÁ
Coordenador do Lab. de Análise de Crimes Eletrônicos – DIPOL – Polícia Civil.
É Professor de diversos cursos de formação e pós graduação, nas disciplinas de "Crimes Eletrônicos" e outras ligadas ao Direito Digital.
Somando mais de 26 anos de experiência em Tecnologia e Segurança da Informação, é bacharel em Direito com Pós-Graduação em Direito e Tecnologia da Informação.
Dedica-se ao estudo de crimes e fraudes por meios eletrônicos e forense computacional, além de pesquisar o comportamento humano relacionado ao uso de sistemas informatizados.
Premiado pela Microsoft Corporation (USA), pelo sétimo ano consecutivo (2011, 2012, 2013, 2014, 2015 e 2016) como “Most Valuable Professional” – MVP, na categoria "Enterprise Security".
Participante do Grupo de Trabalho 22 da CE-21:027.00 – Comissão de Estudo de Segurança da Informação da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Aprimorando-se em diversas áreas de estudo, busca alcançar a excelência em temas relativos à segurança da informação através da tríade “Tecnologia, Legislação e Comportamento”.
DINO ALMEIDA
Sócio-diretor e líder da prática de Corporate Intelligence - KPMG no Brasil.
Possui mais de 15 anos de experiência na prestação de serviços em forense e investigações, realizando trabalhos no Brasil e no exterior, suporte a auditoria interna, projetos de prevenção de fraudes, analises pós fraude, investigações diversas, FCPA, UK Bribery Act e due diligence para empresas de diversos segmentos, incluindo busca de ativos e investigações de cartel. Tem vasta experiência em assistência de diversas due diligence, revisões de fusões e aquisições, Lei de Práticas de Corrupção no Exterior (“FCPA”), revisões de investigações de conformidade da Lei 12.846/13 e tem atuado em investigações monitoradas pelo Departamento de Justiça dos EUA ("DOJ").
Antes de integrar o quadro da KPMG, atuou 7 anos em uma multinacional especializada em investigações, atuando diretamente em projetos nacionais e internacionais de gestão de crises, analises de riscos, background check, revisão de controles, ações preventivas contra fraudes e busca de ativos, lavagem de dinheiro, analise de riscos, entre outros.
Ao longo de sua carreira teve o prazer de trabalhar em casos de repercussão, tais como (i) uma investigação que ao final acabou com um acordo entre as partes e o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) sendo na ocasião (2006/2009) o maior acordo da história contra a prática de cartel no Brasil. (ii) Busca de ativos no Brasil para investidores do Caso Madoff (Bernard Lawrence "Bernie" Madoff) considerado o maior esquema de pirâmide da história, na crise financeira de 2008, fraude estimada em mais de 65 bilhões de dólares. (iii) Auxilio direto em diversas investigações privadas referentes a casos relacionados a Operação Lava Jato.
ANDRÉ COSTA DE ALMEIDA
Advogado e Sócio Diretor na SHIELD Compliance.
Profissional atuante no segmento de investigação e compliance. Tratamento de todo o processo investigativo com relação a fraudes e situações de não conformidade. Especialização em condução metodológica de entrevistas com suspeitos de fraudes (Reid technique, Wicklander-Zulawski Technique), certificado pela Associação Internacional de Entrevistadores Forenses (IAI - Certified Forensic Interviewer) e criador da Metodologia EGI - Extended Gathering Interview. Experiência em gerenciamento de canal de denúncias especializado. Análise de denúncias e tratamento de canal confidencial (Hotline) em todas as etapas (registro, classificação, investigação, reporte ao denunciante, encerramento, reporte ao comitê e monitoria). Aplicação de metodologias de captação e leitura de denúncias.
Condução de palestras e treinamentos com foco em compliance (preventivo e reativo), fornecendo os elementos necessários para a condução de processos sensíveis como os relacionados ao tratamento de fraudes.
VICTOR VALENTE (COORDENADOR)
Professor de Pós-Graduação no segmento de investigações corporativas e tratamento de fraudes e autor do livro Entrevista Forense Corporativa. Advogado Criminalista, Mestre e Doutor pela PUC-SP, Coordenador e Professor.
RODRIGO COSTA
Consultor Independente de Compliance, LGPD e Investigação Corporativa, Especialista no Direito Penal Econômico e Empresarial, Coordenador e Professor.
Período de inscrição: 14/06/2023 a 24/07/2023
Período do curso: 25/07/2023 até 23/08/2023
Dias e horários: Às Terças e quartas-feiras, das 18h45 às 21h15
Carga horária: 30 horas/aula
Critérios de avaliação: Frequências das aulas, sendo mínimo de 75% ao vivo e online ou acesso às gravações.