AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS: MÚLTIPLOS OLHARES E RECURSOS

    CURSO ON-LINE

    Curso oferecido na modalidade on-line, com aulas ao vivo em aplicativo próprio, possibilitando interação entre professor e alunos. É necessário que o aluno tenha acesso à internet e sistema compatível com o aplicativo Canvas.

    OBJETIVOS

    - Apresentar, refletir e conceituar as várias formas de avaliações, (des)construindo a ideia de avaliação como prova e processo de “medida” de/do Conhecimento.
    - Entender e ampliar o conceito de processos avaliativos como indícios e a relação com o planejamento escolar. 
    - Compreender e conscientizar a importância do feedback avaliativo, da avaliação informal e como podem promover aprendizagens ou aversão nos sujeitos aprendendes. 
    - Discutir sobre ferramentas e formas avaliativas que possibilitem o desenvolvimento de competências, por meio das disciplinas, em épocas de ensino remoto. 
    - Possibilitar uma visão bio, psico e social do sujeito aprendente, com respeito as pessoalidades e diferentes culturas, para que a avaliação possa cumprir umas das funções: promover aprendizagens. 
    - Refletir e discutir sobre processos avaliativos na Educação Infantil. 
    - Levar em consideração a pessoalidade e as características da comunidade discente ao propor uma avaliação. 
    - Verificar o papel das metodologias ativas nos processos de aprendizagem e como avaliá-las. 
    - Analisar o papel das avaliações externas na escola e o impacto da identidade docente. 
    - Discutir e aprimorar processos avaliativos que verifiquem o desenvolvimento das competências socioemocionais.

    PÚBLICO ALVO

    Profissionais de Educação

    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

    - Avaliação e Planejamento - processos indissociáveis; Concepções sobre Avaliações das Aprendizagens. 
    - Tipos de avaliações. Diferença entre avaliação e exame. Avaliação em um cenário de Inteligências Múltiplas (IM); Importância de variar os instrumentos avaliativos com finalidade de trazer o conhecimento tácito à tona. 
    - Avaliação diante de um currículo muito extenso e pouco profundo. 
    - A BNCC e a flexibilização dos currículos. A importância dos projetos no ajuste dos centros de interesse da escola e do estudante. A competência do professor em mapear relevâncias e avaliar no processo de ensino e aprendizagem. 
    - Como desmistificar a cultura da nota? Um estudante que “ vai bem ” em uma prova significa que aprendeu? Um estudante que passa em primeiro em um exame de vestibular e não desenvolveu outras habilidades têm garantia de sucesso profissional? 
    - Avaliação na educação infantil sem o instrumento prova; A importância do olhar sensível e mediador do professor no processo avaliativo; A importância dos registros, relatórios e semanários das crianças. O tempo de aprendizagem do aluno e processos avaliativos. 
    - Avaliação do uso de metodologias ativas - a importância do planejamento e de se ampliar os instrumentos avaliativos de forma a considerar o sujeito aprendente como um ser bio - psico - social e não uma nota ambulante. 
    - Avaliação e o Ensino Remoto/ EaD.

    CORPO DOCENTE

    - Rodrigo Donizete Serra
    Doutorando em Educação - FE/UNICAMP, Mestre em Educação pela UFSCar - Sorocaba - linha de pesquisa formação de professores - e licenciado em matemática. Cursou licenciatura em Física e Química pela UNICAMP, é professor da Pós-Graduação em Metodologias Ativas do IBFE- UNITÁ e coordenador nacional da pós-graduação em Inovação em Educação e da pós em Avaliação da Aprendizagem. Professor da Especialização em Neuroaprendizagem: Neurociência, Metodologias e Tecnologias da PUC-Campinas. Professor de Matemática do Colégio Oficina do Estudante e coordenador de Matemática do Colégio Crescer Campinas-SP. Autor de capítulos de livro didático para Oxford University Press e membro do PSIEM - GEPEMAI /FE-UNICAMP. Palestrante e consultor pedagógico na área de Planejamento de Ensino, Avaliação das Aprendizagens, Educação Financeira, Planejamento de Carreira e Educação Matemática.

    OFERECIMENTO

    Período de inscrição: 02/12/2020 a 15/02/2021 
    Período do curso: 20/02/2021 a 06/03/2021 
    Dias e horários: Aos sábados, das 8h00 às 12h00 
    Carga horária: 12 horas/aula

    Valor: $264.00

    Valor referente a pagamento à vista no boleto.

    Informações sobre o curso e procedimentos de inscrição envie e-mail para techne@techne.com.br

    Compartilhe seu novo curso nas redes sociais!