PIX À VISTA: R$ 1.494,00.
Cartão de Crédito: Em até 6 parcelas sem juros de R$ 249,00.
Boleto Bancário: À vista ou em 3 parcelas de R$ 498,00, sem juros.
Curso na modalidade presencial a ser oferecido no Campus I da PUC-Campinas.
Apresentar ferramentas da Inteligência Artificial, escaneamento 3D e realidade aumentada como recursos adicionais ao processo criativo de acessórios para moda. Os interessados pelo curso irão aprender como explorar esses recursos para insights e concepções conceituais com intuito de incrementar suas habilidades para desenvolvimento desses e outros objetos.
Estudantes e pessoas interessadas em criação de acessórios para moda, que tenham vontade de conhecer o uso de ferramentas digitais como Inteligência Artificial e Realidade Virtual como recursos adicionais ao seu processo criativo.
1. Apresentação da programação, das ferramentas digitais, dos resultados a serem alcançados. Apresentação do escaneamento 3D com uso de celular para virtualização de modelos. Atividade 1: Criação de bracelete de papelão e escaneamento 3D.
2. Como desenvolver o conceito na produção do design: analisando o filme Pantera Negra. Atividade 2: Do conceito ao protótipo. Desenvolver um conceito a partir dos temas sorteados e construir uma família de acessórios baseada no conceito desenvolvido.
3. Inteligência Artificial para insights (Parte 01): apresentação da ferramenta Blue Willow, explicação de como se utiliza e quais aspectos observar durante a curadoria. Atividade 3: Explorando o tema Futurismo para geração de imagens de acessórios
4. Inteligência Artificial para insights (Parte 02): uso da ferramenta Stabble Diffusion e prompts para geração de insights. Uso da ferramenta Eluna para renderização. A partir do tema Cyberpunk, gerar ideias, selecionar e produzir novas peças (desenho). Atividade 5: Transformando insights em sketchs (Geração de referências visuais com Stabble Diffusion). Atividade 6: Transformando sketches em insights (Geração de imagens a partir de sketches com Eluna).
5. Storytelling e narração de processos criativos. Como a contação de histórias pode ajudar tanto no desenvolvimento da ideia/produto quanto na sua divulgação. Atividade 7: Construção de narrativa, sketches e desenvolvimento de coleção a partir de família de formas. Uso das ferramentas de I.A: Blue Willow, Stabble Diffusion, Gamma App, Chat GPT e Upscale.
6. Explicando o que é realidade aumentada. Apresentação de programas utilizados para projetos de realidade aumentada. Atividade 8: Conhecendo o Spark AR. Projeto de óculos.
7. Realidade Aumentada com Spark AR. Atividade 9: Transformando gravata borboleta em pingente usando Spark AR e Paint 3D. Atividade 10: Conhecendo bibliotecas para composição.
8. Realidade Aumentada com Spark AR: apresentação de objetos e publicação online. Atividade 11: Apresentação de objetos e publicação online nas redes sociais.
9. Fluxo de trabalho: como desenvolver ideias a partir de diferentes ferramentas digitais. Atividade 12: Colar de papelão. Como unir Inteligência artificial, manualidade, escaneamento 3D e Realidade Aumentada para desenvolvimento e apresentação de produtos.
10. Encerramento: Apresentação do projeto final e conclusão do curso. Projeto final: criação de um acessório para filtro de Realidade Virtual usando um conceito desenvolvido em IA. Explorar as ferramentas apresentadas no curso para produzir o filtro e apresentação.
- Jane Victal (Coordenadora do Curso):
Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (POSURB-ARQ PUC-Campinas) onde integra as Linhas de Pesquisa Teoria, História e Crítica da Arquitetura e Urbanismo e Projeto, Inovação e Gestão em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. É graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1982), mestre e doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1999), Pós-Doutorado na Kings College London (2016). É consultora ad hoc da FAPESP e CAPES. É tutora do Programa de Educação Tutorial (PET). É líder do grupo de pesquisa Estudos Urbanos: Cultura e Arquitetura (EU:CA) credenciado pela PUC-Campinas no Diretório do CNPq. Áreas de atuação: Arquitetura e Urbanismo, História Urbana, Patrimônio Cultural, Teoria da Urbanização e Urbanismo Contemporâneo.
- Angélica Dayane Sena de Oliveira Lima:
É pesquisadora de pós-doutorado junto ao grupo de pesquisa LIMIAR (Artes Visuais) da PUC-Campinas, com projeto sobre Realidade Virtual e Contação de Histórias. Doutora em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas com pesquisa sobre realidade virtual e processo criativo, no ensino de Arquitetura e Urbanismo e áreas da indústria criativa. É mestra em Urbanismo na mesma instituição. Especialista em Design Gráfico pelo SENAC Campinas e graduada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC Campinas. Atua na produção de artes e experiências em realidade virtual, visualização arquitetônica, impressão e modelagem 3D com ênfase na produção artística.
Período de inscrição: 30/01/2024 a 07/03/2024
Período do curso: 09/03/2024 até 13/04/2024
Dias e horários: Sábados, das 09h00 às 12h00 (Intervalo) das 14h00 às 17h00
Observação: no dia 13/04/2024, a aula será ministrada das 08h00 às 12h00 (Intervalo) das 14h00 às 18h00
Carga horária: 32 horas/aula
Critérios de avaliação: Exercícios práticos e apresentações.