FORMAÇÃO DE CONSELHEIROS DE EMPRESAS FAMILIARES

    FORMAS DE PAGAMENTO

    PIX À VISTA: R$ 2.904,00. 
    Cartão de Crédito: Em até 6 parcelas sem juros de R$ 484,50. 
    Boleto Bancário: À vista ou em 3 parcelas de R$ 968,00, sem juros.

    MODALIDADE

    Curso oferecido na modalidade on-line, com aulas ao vivo em aplicativo próprio, possibilitando interação entre professor e alunos. É necessário que o aluno tenha acesso à internet e sistema compatível com o aplicativo Canvas.

    PÚBLICO ALVO

    Advogados, Gestores, Consultores, Administradores, Contadores e afins.

    OBJETIVOS

    Preparar conselheiros familiares e independentes para atuar nas áreas consultivas ou de administração de empresas familiares, contribuindo para o desenvolvimento de líderes ampliando a capacidade de argumentação e influência junto aos demais sócios e membros das famílias proprietárias na adoção da governança corporativa.

    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

    MÓDULO 1 - ESTRUTURAS DE GOVERNANÇA E CONSELHOS DE ADMINISTRAÇÃO
    - Conceitos e Fundamentos da Governança Corporativa;
    - Governança do Sistema Familiar;
    - Conselhos de Administração: Objetivos; 
    - Tipos de Conselhos (Consultivo ou Deliberativo);
    - Conselho de Empresas;
    - Conselho de Holdings;
    - Conselho Fiscal;
    - Membros do Conselho, Perfil e Competências;
    - Comitês, Objetivos, Papel e Funcionalidade;
    - Como Estruturar o Conselho de Administração. 

    MÓDULO 2 - ASPECTOS JURÍDICOS DOS CONSELHOS DE ADMINISTRAÇÃO
    - Obrigações Legais do Conselho;
    - Obrigações dos Administradores;
    - Risco Legal;
    - Documentos Jurídicos;
    - Acordos de Sócios e Acionistas;
    - Estatuto Social; - Regimentos; - Estruturas Tributárias e Jurídicas.

    MÓDULO 3 - TÓPICOS AVANÇADOS
    - Estratégia e Inovação;
    - ESG;
    - Disrupção Digital;
    - Gestão de Riscos;
    - Matriz de Riscos;
    - Indicadores de Performance;
    - Monitoramento.

    MÓDULO 4 - MELHORES PRÁTICAS DE GESTÃO
    - Gestão de Pessoas;
    - Liderança e Apoio dos C-Level e Alta Adminstração;
    - Processo de Sucessão Gerencial e Patrimonial. 

    MÓDULO 5 - RESOLUÇÃO DE CONFLITOS
    - Causas e Soluções;
    - Técnicas de Mediação;
    - Arbitragem.

    MÓDULO 6 IMPLEMENTAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS EM EMPRESAS FAMILIARES
    - Governança Familiar;
    - Acordos Familiares;
    - Transição e Comunicação Familiar;
    - Gestão de Conflitos;
    - Governança Patrimonial;
    - Family Office.

    CORPO DOCENTE

    DÉBORA SANTILLE
    Background em cargos executivos de nível C de Diretoria Executiva e conhecimento multidisciplinaridade adquiridos em múltiplos setores atuando em empresas privadas e públicas, bancos comerciais e de investimento, instituições financeiras, serviços financeiros, mercado de capitais, seguros, telecomunicações, tecnologia, infraestrutura, agronegócio, gestão imobiliária & desenvolvimento imobiliário, agronegócio, hospitalidade e benefícios, saúde, comércio exterior, logística integrada, grupos de participações empresariais, conglomerados econômicos e empresas familiares, nas áreas de Desenvolvimento Empresarial , Controladoria; Finanças, Planejamento Estratégico , Governança Pública e Corporativa, Tesouraria, Tributação, Gestão de Riscos, Compliance, Auditoria, SoX, CVM, BACEN, Gestão de Terceirização, Contratos (Administração & Gestão) Reestruturação Organizacional, Gestão de Ativos e Recuperação de Crédito, Gestão de Ativos Angustiados, Fundos de Investimentos, Captação de Capital, BID, Transformação de Inovação Digital e Participação Ativa em Processos de Empresas de Privatização e Gestão Geral, Governança Corporativa e Sustentabilidade e Implementação de Projetos de Inovação. Desenvolvimento e implementação de métricas de gestão de negócios & metodologia das melhores práticas e criação de valor para acionistas a médio e longo prazo, experiência de demonstrações e mercados altamente regulamentados. Atuando em governança corporativa e pública, estratégia e finanças, sustentabilidade e inovação, reestruturação e recuperação de empresas, relações com investidores e acionistas, e desenvolvimento de negócios Nacional e internacional.

    SÉRGIO DINIZ
    Sócio-Fundador e Presidente da Triple A – Advisor e sócio franqueado da iFinance, é contador pela Universidade Mackenzie e MBA em Finanças pela USP/FIA, com cursos de especialização pela Harvard Business School, Kellogg e The George Washington University. É CFO Certificado pelo IBEF-SP, Conselheiro Certificado pelo IBGC, Conselheiro Consultivo do Grupo B4 (Credit Partners), Presidente do Conselho do Instituto CEO do Futuro (pro-bono), Conselheiro Fiscal Suplente na Eldorado Celulose, instrutor (“freelancer”) do IBGC, Membro do Banco de Conselheiros do BNDES PAR, Membro da Diretoria do IBEFSP, é também consultor e palestrante em Finanças e Governança Corporativa e professor da Live University. Iniciou carreira como auditor na PricewaterhouseCoopers, seguindo carreira em Finanças, no Brasil e Estados Unidos, chegando a principal executivo financeiro e gerente geral, em grandes e médias organizações, nacionais e multinacionais. Foi também Presidente do Conselho Fiscal da FITec (6 anos), Conselheiro Fiscal nas Eólicas do Sul Holdings (Eletrosul e Rio Bravo Investimentos/Fosun) e do IBEF-SP, Conselheiro Consultivo do Grupo IKI, membro do Comitê de Finanças da Alvorada Agropecuária, Diretor Vogal, Conselheiro Fiscal e VP do Conselho Diretor Nacional do IBEF-SP e Presidente do Comitê de Auditoria do Banco GMAC (GM) e membro do Comitê de Governança Corporativa da ABEINFO. Eleito "CEO do Futuro" em 2003 pela Revista Você S.A., Korn Ferry Int’l e FIA/USP.

    LEONARDO LEITE BARÉN
    Consultor jurídico e empresarial experiente, dedicado às principais áreas do direito empresarial, como direito societário, direito contratual, valores mobiliários e mercado de capitais, propriedade intelectual, governança corporativa, conformidade, questões regulatórias, fusões e aquisições, joint ventures, contratos e transações, etc. Orientado a negócios e resultados, reconhecido entre os mais famosos, estratégicos e respeitados Advogados Empresariais do Brasil, membro dos Conselhos de entidades como Fiesp e Fecomércio-SP. Sócio Sênior do Almeida Advogados desde 2013. Árbitro e Professor em diversas entidades importantes, formado no Brasil e no exterior, incluindo as atividades como Advogado Estrangeiro do prestigiado Escritório de Advocacia Internacional Premium "Sullivan & Cromwell", em NY, Europa e toda a América Latina. Sócio formado em direito e administração de empresas, dedicado a estratégias empresariais, orientado a negócios e profissional prático. Mais de 35 anos de experiência em assessorar clientes e parceiros de negócios relacionados à maioria dos setores, como start-ups, energia, eletricidade, telecomunicações, TI e Internet, alimentos e bebidas, mineração, saúde, agronegócio, químico e farmacêutico, bancos e financiamentos, biotecnologia, eletroeletrônicos, carros e outros veículos, petróleo e gás, cartões de crédito, infraestrutura, transporte, entre vários outros. Membro experiente de conselhos administrativos e consultivos (conselho de administração e diretores).

    ROBERTA VOLPATO HANOFF
    Advogada, Auditora, Certified Board Member, Governance, Risk Management & Compliance Expert, Professora e Palestrante. CEO do Studio Estrategia - GRC; Conselheiro Não Executivo Certificado (Fundação Dom Cabral); Membro Efetivo do IBGC, Cursando MBA em Liderança e Inovação (Saint Paul Business School) - Conclusão prevista para maio/23; Especialista em Direito Empresarial, com ênfase em Recuperação Judicial, Falência e Gestão de Crise (FGV/Rio); Profissional Certificado em Compliance Anticorrupção (CPC-A); Profissional Certificado em Gestão de Riscos e Controles Internos (CICP - ICI/USA); Auditor Líder ISO 37001:2016 e ISO 37301:2021 (Compliance e Antissuborno); Membro da Comissão de Compliance do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (2019-2022); Membro efetivo do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC; Coordenador da Comissão Nacional de Governança e Riscos do IBDEE (2018-2019); Professor, autor, colunista e palestrante; Vencedora do Prêmio Legal Falcons 2021 (Califórnia, EUA), entre as 50 referências mundiais em inovação jurídica e empreendedorismo.

    RODRIGO FONTOURA
    Ex gerente jurídico na CPFL, atual executivo de Compliance, advogado e professor com carreira desenvolvida principalmente em empresas do setor energético e como consultor jurídico independente. Mestrando e Doutorando em Energia pela USP. Especialista em direito societário, contratual e regulatório. Ampla experiência na implementação de programas de compliance, sustentabilidade corporativa, privacidade e proteção de dados. Professor de Compliance no Setor de Energia na FIA. Professor de Contratos Empresariais e Técnicas de Negociação da Fundação Getúlio Vargas. Auditor Líder ISO 37001, 37301 e 31000. Palestrante e autor de diversos artigos publicados no jornal Valor Econômico e outros veículos de mídia. Autor do livro “Contratos de Prestação de Serviços e Mitigação de Riscos”, coautor de sete livros: “Conformidade Estratégica vol. 1, 2 e 3”; Tributação no Setor Elétrico”, “Direito e Energia”; “Direito e Geração de Energia Elétrica” e “Conformidade nas Relações de Consumo”.

    FELIPE DAL BELO
    Executivo com 23 anos de experiência internacional em cargos de alta gerência e escola de negócios de nível internacional. Especialização Sólida experiência em desenvolvimento de negócios/inteligência, governança digital, gerenciamento de riscos e conformidade, IA e análise, operações, auditoria financeira e contábil, privacidade e EESG (economia, meio ambiente, social e governança). Setores Dispositivos médicos, Farmacêutico, Saúde, Consultoria e assessoria, Serviços financeiros e fiscais, Bens de consumo, Alimentos e bebidas, Tecnologia da informação e telecomunicações, Ensino superior e pesquisa. Apaixonado por construção de equipes e relacionamentos, diversidade cultural, profunda curiosidade intelectual, grande senso de integridade, fortes habilidades de comunicação e gestão.

    VICTOR VALENTE (COORDENADOR)
    Professor de Pós-Graduação no segmento de investigações corporativas e tratamento de fraudes e autor do livro Entrevista Forense Corporativa. Advogado Criminalista, Mestre e Doutor pela PUC-SP, Coordenador e Professor.

    RODRIGO COSTA (COORDENADOR)
    Consultor Independente de Compliance, LGPD e Investigação Corporativa, Especialista no Direito Penal Econômico e Empresarial, Coordenador e Professor.

    OFERECIMENTO

    Período de inscrição: 28/08/2024 a 23/09/2024 
    Período do curso: 24/09/2024 até 24/10/2024
    Dias e horários: 
                             24/09, 25/09 e 26/09 (terça, quarta e quinta-feira, das 19h00 às 21h00)
                             01/10, 02/10 e 03/10 (terça, quarta e quinta-feira, das 19h00 às 21h00)
                             08/10, 09/10 e 10/10 (terça, quarta e quinta-feira, das 19h00 às 21h00)
                             15/10, 16/10 e 17/10 (terça, quarta e quinta-feira, das 19h00 às 21h00)
                             22/10, 23/10 e 24/10 (terça, quarta e quinta-feira, das 19h00 às 21h00)
    Carga horária: 30 horas/aula
    Critérios de avaliaçãoFrequências das aulas, sendo mínimo de 75% ao vivo e online ou acesso às gravações.

    Valor: $2,904.00